one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mazzaropi

Imagem:

Compartilhar:

Há 35 anos, morria o cineasta e humorista Amácio Mazzaropi

Criado em 13/06/16 15h37 e atualizado em 13/06/16 15h48
Por Portal EBC

Há 35 anos, o Brasil se despedia de Amácio Mazzaropi, o ator e diretor que imortalizou seu nome em mais de 30 filmes que ainda hoje fazem sucesso. Ele viveu por 69 anos e faleceu, em 1981, vítima de câncer na medula.

Mazzaropi nasceu em São Paulo, em 9 de abril de 1912, mas foram suas temporadas na casa do avô materno, em Tremembé (interior do estado), que deram a ele o gosto pela vida no campo. Mais tarde, essa vivência seria a inspiração para a série de filmes cômicos do caipira que carrega seu sobrenome. 

O ator iniciou sua carreira como ator, aos 20 anos de idade, na montagem chamada A herança do Padre. Em 1935 ele viajou com sua companhia de teatro, a Troupe Mazzoropi, em uma turnê que durou os 10 anos seguintes. 

O artista estrelou o programa Rancho Alegre, que na década de 1940 ia ao ar todos os domingos na extinta Rádio Tupi. A encenação ganhou as telas da também extinta TV Tupi, em 1950.

Cinema

Em 1952, Mazaaropi iniciaria sua carreira no cinema, arte que o tornaria reconhecido e lembrando. Seu primeiro filme, Sai da Frente, foi rodado naquele ano, e três anos mais tarde ele vendeu sua casa para criar a produtora Produções Amácio Mazzaropi (PAM Filmes). A artir de então, passa a produzir, dirigir e auar em seus próprios filmes, que foram distribuídos para todo o Brasil.

Os filmes do cineasta são frequentemente exibidos na TV Brasil, e costumam registrar audiência mais alta do que o restante da programação da emissora, perdendo apenas para eventos localizados, como o desfile de 7 de setembro ou algumas transmissões do Campeonato Brasileiro. Todos eles mostram o personagem caipira vivendo situações diversas, que vão desde problemas em sua cidade até uma confusão que o leva a Bariloche. Relembre alguns deles:

No longa “A Banda das Velhas Virgens”, Mazzaropi é um caipira que tem o sugestivo nome de Gostoso. Ele é o maestro de uma hilariante banda feminina formada por senhoras idosas e beatas. Orgulho da pequena cidade, a banda é mantida pelos donativos recolhidos pela igreja.

"Meu Japão Brasileiro": Em uma comunidade rural nipo-brasileira, Mazzaropi é um agricultor chamado Fofuca que enfrenta a exploração descarada do “seu” Leão, responsável por intermediar os negócios entre os produtores e o comércio na cidade.

Em "Jecão... Um fofoqueiro no céu", Jecão Espinheiro se vê envolvido com problemas relacionados à sua sorte com dinheiro. Ele e o filho Martinho ganham na Loteria “Espiritiva” e vão para São Paulo para receber seu prêmio.

Mazzaropi
Creative Commons - CC BY 3.0 - Mazzaropi

 

Em plenos anos 1970, Mazzaropi falou às multidões sobre assuntos importantes como o preconceito racial. No filme Jeca e seu filho preto, o humorista interpreta Zé, o pai de um rapaz que (misteriosamente) é negro

Seu último filme, "O Jeca e a Égua Milagrosa" mostra a história de dois fazendeiros, Libório e Afonso, que disputam votos para ganharem a eleição para a prefeitura de uma cidade pequena. Eles têm terreiros de umbanda e candomblé, utilizando os espaços para ganharem frequentadores e votos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário