one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

O artista plástico Tunga morre aos 64 anos

Criado em 06/06/16 18h36 e atualizado em 07/07/16 14h14
Por Produção Web

O artista visual pernambucano Tunga morreu nesta segunda-feira (6/6) em decorrência de um câncer. Um dos grandes nomes da arte contemporânea no Brasil, ele estava internado no hospital Samaritano do Rio de Janeiro desde 12 de maio.

Sua obra é marcada pela diversidade de formatos  - escultura, vídeos, performances e instalações - e já foi exposta nas mais importantes instituições brasileiras. Ele também foi o primeiro artista contemporâneo do mundo a expôr no Museu do Louvre, em Paris.

Seu trabalho ganhou projeção na década de 1970, assim como o de artistas como Cildo Meireles e Waltercio Caldas e Miguel do Rio Branco. Com forte influência literária, sua obra é carregada de imagens como ossos, crânios, tranças, dedais, agulhas e bengalas gigantes, redes, dentes, recipientes de vidro, líquidos viscosos.

A influência narrativa veio do berço, Tunga é filho do poeta Gerardo de Mello Mourão, conhecido por seus poemas épicos sobre o nordeste brasileiro.

Nascido Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, Tunga foi entrevistado pelo também artista Cabelo para o programa Brasil Visual, exibido pela TV Brasil em 2015. No programa, ele fala de seu conceito de performance e sobre como a relação do espectador define o papel da arte. Na conversa ele também explica o papel do seu trabalho com o corpo. Confira entrevista exclusiva na íntegra, extraída do programa:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário