one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça seis filmes do diretor Hector Babenco

Criado em 14/07/16 16h01 e atualizado em 14/07/16 16h27
Por Portal EBC

O Brasil perdeu na noite de quarta-feira (13/7) um de seus maiores nomes no cinema. Hector Babenco morreu aos 70 anos, após uma parada cardíaca, e deixa como legado uma lista de filmes que marcaram a sétima arte brasileira.

Argentino com naturalidade brasileira desde 1977, ele foi o primeiro cineasta latinoamericano a concorrer ao Oscar na categoria de Melhor Diretor pelo filme "O beijo da mulher-aranha", co-produção com os Estados Unidos realizada em 1985. Entre seus grandes sucessos está também "Carandiru", adaptado na obra Estação Carandiru, de Dráuzio Varella.

Conheça alguns de seus filmes:

"Lúcio Flávio, o passageiro da agonia" (1977)

Baseado no livro de José Louzeiro, retrata a vida de um criminoso que ficou conhecido na década de 1970 por roubos a bancos. O ator Reginaldo Faria interpretou o protagonista e recebeu Kikito de Ouro no Festival de Gramado de 1978, premiação em que a obra foi indicada à categoria de Melhor Filme, e recebeu também as estatuetas de Melhor Ator Coadjuvante (Ivan Cândido), Melhor Fotografia e Melhor Edição. Na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 1977, "Lúcio Flávio, o passageiro da agonia" recebeu o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.
 

Pôster do filme Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, de Hector Babenco
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pôster do filme "Lúcio Flávio, o passageiro da agonia", de Hector Babenco. Foto: Reprodução

"Pixote, a lei do mais fraco" (1980)

Um dos filmes mais marcantes da carreira de Babenco, "Pixote" retrata a realidade nas ruas de São Paulo, onde crianças têm a inocência roubada ao entrarem em contato com um mundo de crimes, prostituição e violência. Foi indicado como melhor filme estrangeiro ao Globo de Ouro de 1982, e venceu, na mesma categoria, o New York Film Critics Circle Awards, dos EUA. Pelo trabalho de direção, Hector Babenco recebeu o Leopardo de Prata do Festival de Locarno de 1981, na Suíça.

Cena de Pixote, a lei do mais fraco com  Fernando Ramos da Silva e Marília Pêra
Creative Commons - CC BY 3.0 - Cena de "Pixote, a lei do mais fraco" com Fernando Ramos da Silva e Marília Pêra. Foto: Divulgação

"O beijo da mulher-aranha" (1984)

A co-produção entre Brasil e EUA tem a direção de Hector Babenco e brasileiros como Sônia Braga, José Lewgoy e Miriam Pires no elenco. Com ele, o Brasil teve seu primeiro diretor indicado ao Oscar. O filme rendeu indicações também aos prêmios de melhor filme e melhor roteiro adaptado, e deu a William Hurt o prêmio de melhor ator. "O beijo da mulher-aranha" acumulou ainda indicações a estatuetas do Festival de Cinema de Cannes, Globo de Ouro e BAFTA.

Pôster de O beijo da mulher-aranha, de Hector Babenco
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pôster de "O beijo da mulher-aranha", de Hector Babenco. Foto: Reprodução


"Carandiru" (2003)

A adaptação do livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, mostra a realidade dos presídios brasileiros durante um trabalho de prevenção à infecção pelo vírus HIV realizado na extinta Casa de Detenção de São Paulo. Pelo trabalho de direção, Hector Babenco foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes, ao Prêmio Qualidade Brasil, ao Grande Prêmio Cinema Brasil e ao Festival de Cinema de Havana, vencendo os últimos dois.

"O Passado" (2007)

Produção argentino-brasileira lançada em 2007, o filme abriu a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do mesmo ano. É o último filme da carreira do ator brasileiro Paulo Autran e conta com o mexicano Gael García Bernal no elenco.

"Meu Amigo Hindu" (2016)

A última obra de Babenco é inspirada nas memórias do cineasta, que na década de 1990 teve um câncer linfático e recebeu transplante de medula. A história mostra a relação de amizade entre um cineasta que tem câncer em estágio avançado e um menino hindu de oito anos de idade que também está internado. O filme, uma co-produção com os Estadios Unidos, foi apresentado pela primeira vez durante a 39ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2015 e tem o ator Willem Dafoe como protagonista.

Meu Amigo Hindu, filme de Hector Babenco
Creative Commons - CC BY 3.0 - Cena de "Meu Amigo Hindu", filme de Hector Babenco. Foto: Divulgação

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário