one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festival Latinidades discute comunicação, em Brasília

Imagem: Latinidades Ninja

Compartilhar:

Festival Latinidades 2016: acompanhe a cobertura

Criado em 27/07/16 18h55 e atualizado em 02/08/16 21h32
Por Portal EBC

O Festival Latinidades, o maior festival de mulheres negras da América Latina,chega à sua nona edição com debates e atividades culturais relacionadas à promoção da igualdade racial.

Neste ano, as discussões das formativas se dão e torno do tema comunicação e a importância do ativismo negro na veiculação de conteúdos que promovam empoderamento da população negra e também da conquista de espaços nas mídias tradicionais privadas, públicas e alternativas no combate e enfrentamento do racismo.

Leia também no Portal EBC:

Mulher negra pode ousar nas cores, diz maquiadora; confira dicas

Daniela da Mata, maquiadora, no Latinidades
Creative Commons - CC BY 3.0 - Daniela da Mata durante oficina de maquiagem para pele negra no Festival Latinidades (Foto: Latinidades Ninja)

Os veículos da EBC estarão durante o decorrrer do evento (de 25 a 31 de julho) acompanhando tudo o que acontece por lá. Confira abaixo alguns destaques da nossa cobertura.

Abertura do Festival Latinidades

A TV Brasil esteve presente na abertura do Festival Latinidades. A apresentadora do Repórter Brasil, Luciana Barreto e o produtor cultural Dom Filó estiveram na mesa de abertura do evento, que debateu a questão da democratização da comunicação e a promoção da equidade racial. Confira a matéria:

O jornalista da TV Brasil Pedro Henrique Moreira entrevista Bruna Pereira, uma das organizadoras do Latinidades. Ela fala sobre o surgimento do festival como uma forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, e de abrir espaço para debater questões ligadas ao enfrentamento do racismo e da busca por igualdade racial.

Leia também na Agência Brasil:

Comunicação é tema do Festival Latinidades, em Brasília

Festival Latinidades discute o papel da mulher negra na comunicação

Festival Latinidades discute democratização da comunicação

Rap como campo de resistência da mulher negra

A cantora, arte-educadora e rapper Thabata Lorena, conta ao Portal EBC um pouco da sua trajetória de vida na periferia do Distrito Federal e de como a música lhe trouxe o despertar de sua identidade negra.

Empoderamento via You Tube

A jornalista baiana Maíra Azevedo fala ao Portal EBC sobre a  Tia Má, a personagem que criou no You Tube para dar, de forma irreverente, conselhos sobre relacionamentos às mulheres negras.

Estética como estratégia política

A antropóloga Denise Costa (UnB) mostra ao Portal EBC como a questão do uso do cabelo natural e da estética afro têm crescido entre as mulheres negras como forma de aceitação de sua identidade e de se colocarem contra os padrões opressores racistas e sexistas.

Nesse contexto, o uso natural dos cabelos cacheados e crespos vem conquistando a preferência das mulheres negras, inclusive com a utilização de acessórios, como o turbante. Segundo elas, a questão é de identidade, e não só estética. Confira na reportagem da TV Brasil.

Escrevendo pela visibilidade 

A baiana Larissa Santiago é publicitária e escreve para o portal Blogueiras Negras, que surgiu em 2013. "A gente tem construído essa nossa missão de continuar fazendo mídia negra para mulheres negras, visibilizando a escrita das mulheres negras e tentando atingir outros lugares", conta ao Portal EBC.

Novas formas de comunicação podem contribuir para fim do racismo

Como alernativa à mídia tradicional que pouco reflete a diversidade do povo brasileiro, coletivos e organizações sociais têm se organizado para criar suas próprias narrativas. Este foi o tema da roda de conversa intitulada "Vozes da perifa". Veja a matéria da TV Brasil.

Confira também na Agência Brasil:

Latinidades: valorização da estética negra feminina é resistência ao racismo

Mulheres discutem o papel das mídias negras no Festival Latinidades

Latinidades: faltam educadores para combater racismo e promover cultura negra

Projeto promove sororidade feminina

A jornalista e produtora baiana Sueide Kintê conta como colocou em prática a palavra "sororidade" ao criar o projeto #maisamorentrenós, no qual as pessoas podem ajudar e ser ajudadas voluntariamente. Saiba mais sobre o projeto na matéria do Portal EBC.

"Demorou para a mulher entrar no hip hop", diz produtora cultural

No Latinidades 2016, a advogada e produtora cultural Eliane Dias fala sobre o trabalho do grupo Racionais MCs e a presença da mulher no hip hop como instrumento de protesto, e conta, ao Portal EBC, os desafios que enfrenta como coordenadora do SOS Racismo na Alesp.

Da História para o cordel

Escritora e cordelista, a cearense Jarid Arraes lançou de forma independente o livro "As lendas de Dandara". Ela conversa com o Portal EBC sobre como o projeto se tornou um sucesso.

Projeto promove 'afrobetização' de crianças 

Como falar sobre questões raciais e representatividade para crianças? Pensando nisso, a arte-educadora Denise Teófilo ajudou a criar a performance Adeola - princesas e guerreiras. Conheça mais sobre o projeto na matéria do Portal EBC.

Professora explica como a educomunicação pode ajudar a combater o racismo 

Já ouviu falar em educomunicação? Essa prática adota as mídias como ferramenta pedagógica. O Portal EBC foi conversar com a professora Sátira Machado. Para ela, a educomunicação também pode ser uma ferramenta para ajudar no combate ao racismo. 

Uso de fanzines para divulgação de ideias do movimento de mulheres negras

O zine, como é também chamado, surgiu como ferramenta de divulgação de ideias políticas e continua sendo muito utilizado pelos movimentos sociais, inclusive o de mulheres negras. Saba mais na matéria da TV Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário