one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Reprodução

Compartilhar:

Luis Fernando Verissimo completa 80 anos nesta segunda-feira (26/9)

Criado em 26/09/16 08h47 e atualizado em 03/10/16 09h37
Por Sueli de Freitas Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Um dos nomes mais conhecidos na literatura brasileira atual, o escritor, cronista, cartunista e roteirista Luis Fernando Verissimo compelta 80 anos nesta segunda-feira, 26 de setembro. Gaúcho de Porto Alegre, ele nasceu em 1936, filho de Mafalda Verissimo e do também renomado escritor Érico Verissimo. É casado há mais de 40 anos com Lúcia Helena Massa Verissimo, “primeira namorada firme”, nas suas palavras, e tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro, além da neta Lucinda. 

Nesses 80 anos de vida, Verissimo acumula uma extensa obra, composta por romances, crônicas, textos de ficção e jornalísticos. Com a marca do humor e irreverência – apesar de ser considerado uma pessoa introvertida, de pouca conversa – ele teve passagem  pela TV criando quadros para o programa "Planeta dos Homens", na Rede Globo, e fazendo adaptações para a série "Comédias da Vida Privada", baseada em livro homônimo de sua autoria. 

Ouça o programete "Cultura é você" especial sobre o escritor:

Cultura é você - Luis Fernando Verissimo

Carreira

Antes de enveredar para o mundo das letras, Verissimo queria ser diretor de cinema, como contou no livro “Conversa sobre o Tempo” – uma publicação da editora Agir, de 2010, que reuniu para um grande bate-papo Verissimo e o também escritor Zuenir Ventura, além do jornalista Arthur Dapieve, como mediador.

“Hoje, se me perguntar o que eu gostaria de ser em vez de cronista, eu seria músico certamente. É a coisa que me dá mais prazer. Mas naquela época seria cinema”, declarou Verissimo a Dapieve. Avesso a atividades físicas, ele afirma: “Meu único exercício é soprar o saxofone”.

Sua paixão pela música – toca no conjunto Jazz 6 –, pelo futebol – é torcedor do Internacional – e pela família são traços da personalidade de Verissimo sempre apontadas por quem está em sua convivência.

No jornalismo, Verissimo deixou sua marca em publicações como o jornal Zero Hora, em Porto Alegre, onde começou como copydesk, na década de 1960. Seus textos de ficção e crônicas renderam leitores assíduos em revistas como Playboy, Cláudia, Domingo (do Jornal do Brasil), Veja e em jornais como Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e O Globo.

Entre suas obras mais marcantes está a série Ed Mort (Ed Mort em "Procurando o Silva", Ed Mort em "Disneyworld Blues", Ed Mort em "Com a Mão no Milhão", Ed Mort em "A Conexão Nazista", Ed Mort em "O Sequestro do Zagueiro Central", Ed Mort e Outras Histórias), além de “O Gigolô das Palavras”, “O Analista de Bagé”, “A Velhinha de Taubaté”, “Comédias da Vida Privada” e  “Humor nos tempos do Collor”, escrito em parceria com Jô Soares e Millôr Fernandes, em 1992. 

Arquivo: ouça "O Analista de Bagé", em adaptação da Rádio MEC em 1988

Creative Commons - CC BY 3.0

 

Seu livro mais recente é a reunião de crônicas feitas em “As Mentiras que as Mulheres Contam”, de 2015, o livro “Os Últimos quartetos de Beethoven”, lançado em 2013, e a obra “Amor Verissimo”, também de 2013, com textos que inspiraram uma série homônima no canal por assinatura GNT.

Na entrevista ao jornalista Arthur Dapieve, no livro "Conversa sobre o Tempo", Verissimo afirmou: “Eu gostaria de ser lembrado como um cara decente. Um cara decente como foi meu pai, decente em todos os sentidos da palavra. E que, sei lá, tocava um blues respeitável”.

Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e Arthur Dapieve se encontraram no Sem Censura para falar sobre o livro. No bate-papo, ele falou sobre temas como família, religião, sociedade e a morte. Assista a alguns trechos:

Luis Fernando Verissimo conta como se tornou escritor

"Escrever é uma chateação", diz Luis Fernando Verissimo

Luis Fernando Verissimo fala sobre fama de ser muito calado

"Casamento gay é uma valorização da família", diz Luis Fernando Verissimo

Luis Fernando Verissimo fala sobre textos que não são de sua autoria

*Antologia do humor, especial “O Analista de Bagé” – programa realizado pela Rádio MEC em, pubicado em julho de 1988. Produção: Maria Luiza Belotti, Lourdes Favila e Leonardo Matheus. Trabalhos técnicos: Ari André

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário