one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga

Imagem:

Compartilhar:

Exu preserva até hoje a figura de Luiz Gonzaga

Criado em 12/12/12 15h39 e atualizado em 05/01/15 12h18
Por Allan Walbert - Portal EBC

Exu, localizada no estado de Pernambuco, é uma típica cidade do interior nordestino. Tem a praça da igreja, ruas estreitas com paralelepípedos, casas simples e gente humilde. O calor, típico do sertão, nesta época do ano chega a seus 40°. Se em muito se assemelha às outras regiões sertanejas, apenas ela pode se orgulhar de ser berço do maior representante da música nordestina: Luiz Gonzaga.

O pequeno município, com pouco mais de 30 mil habitantes, preserva até hoje no imaginário popular uma relação de intimidade com a figura do seu ilustre filho. Mesmo cem anos após seu nascimento, Gonzaga ainda é tido como rei. Em uma rápida visita aos principais pontos turísticos da cidade, é possível conhecer um museu em sua homenagem, bustos dos mais variados tipos, além de seu nome estampado em muitos prédios públicos.

Confira galeria de imagens das comemorações dos 100 anos de Luiz Gonzaga

Mas é dentro das casas e tendas que se pode ter uma noção mais próxima do que Luiz significa para os exuenses. É comum ver farmácias, padarias, supermercados, bares e restaurantes com fotos dele desde pequeno. Conheça, por exemplo, José Amilton do Araújo – mais conhecido como senhor Araújo. Ele, que expõe na praça da cidade fotos e discos do rei, conta como conheceu Gonzagão.

Confira em vídeo entrevista com o expositor José Araújo

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Já Neide do Nascimento uniu a popularidade da cidade com os dotes artísticos dela e de sua filha para fazer artesanato de barro e biscuit em alusão ao rei. Veja seu depoimento e imagens das obras.

Confira em vídeo entrevista com a artesão Neide do Nascimento

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário