one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bate-papo com Fagner, Chambinho e Antônio Barros será transmitido ao vivo no Portal EBC na próxima terça-feira (11), às 16h

Imagem:

Compartilhar:

Fagner convida Chambinho para parceria durante bate-papo #Gonzaga100

Criado em 11/12/12 17h48 e atualizado em 05/01/15 12h19
Por Portal EBC



Debate, memória e muita cantoria no bate-papo #Gonzaga100 que nesta quarta reuniu nomes de diferentes gerações da música nordestina: o ator e sanfoneiro Chambinho, que interpreta Gonzagão no filme 'Gonzaga, de Pai pra Filho', Antônio Barros, autor de músicas que se tornaram sucessos na voz de Luiz Gonzaga; e o cantor Fagner, que gravou um álbum ao lado de Gonzagão em comemoração aos 50 anos de carreira do rei do baião. A mediação de José Sergival, que apresenta o programa Puxa o Fole na Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro.

O debate musical teve como centro a relação de cada um dos convidados com a música de Gonzagão e a identificação foi tanta que, ao final, Fagner convidou Chambinho para uma parceria, que aceitou no ato. É bom lembrar que em 1984 e 1986, Fagner lançou dois álbuns de muito sucesso em parceria com Luiz Gonzaga. Segundo ele, a parceria foi importante para reaproximar o rei do baião de seu filho Gonzaguinha. 

Já Chambinho disse que quando ficou sabendo que tinha sido escolhido para interpretar Luiz Gonzaga em "Gonzaga: de Pai para Filho",  sonhou com Luiz Gonzaga por 20 dias. "Ele puxava o meu pé e me dizia o jeito que eu devia interpretar!". Ele também cantou From United States of Piauí e mandou esta: "as coisas mudaram no sertão. Tem um tal de Facebook que tá todo mundo ligado!"

Antônio Barros tocou a canções que compôs para o Rei do Baião e falou sobre sua importância para a poética da música nordestina.

Leia também

Luiz Gonzaga faria 100 anos e país celebra seu legado

Convidados

Antonio Barros nasceu em 11 de março de 1930 na cidade de Queimadas, na Paraíba. Aos 19 anos, foi trabalhar como músico tocando pandeiro na rádio Caturité, em Campina Grande (PB). As primeiras canções foram gravadas com Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda e Zito Borborema. Já no Rio de Janeiro, passou a gravar com Luiz Gonzaga, Marinês e Trio Nordestino. Entre as mais de 700 músicas gravadas por artistas brasileiros, 'Ói Eu Aqui de Novo ' e 'Forró Número Um' foram algumas das obras compostas por ele e gravadas pelo Rei do Baião.

Nivaldo Expedito do Carvalho, o Chambinho do Acordeon, nasceu em São Paulo no dia 07 de junho de 1980. Mudou-se ainda pequeno para o Piauí, onde aprendeu a música regional e começou a tirar os primeiros acordes na sanfona. A sua carreira é marcada por repertório que envolve o forró, o xote, o xaxado e o côco. Atuou como Luiz Gonzaga (fase adulta, de 25 a 50 anos) no filme 'Gonzaga: de Pai pra Filho', de Breno Silveira, papel que lhe rendeu elogios e destaque nacional.

Raimundo Fagner Candido Lopes é cearense de Orós e nasceu no dia 13 de outubro de 1949. Com quase 40 anos de carreira, é um dos cantores e compositores mais aclamados do país e coleciona sucessos. Em 1984, lançou, junto com Luiz Gonzaga, o LP Luiz Gonzaga & Fagner, interpretando as clássicas canções do Rei do Baião. O sucesso foi tamanho que, quatro anos depois, em 1988, foi lançado Gonzagão & Fagner 2, revisitando o repertório de Luiz Gonzaga.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário