one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil comemora centenário de Luiz Gonzaga em 2012

Imagem:

Compartilhar:

Indumentária ajudou Gonzaga a ser o “cangaceiro musical”

Criado em 13/12/12 19h25 e atualizado em 05/01/15 12h16
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

A indumentária de Luiz Gonzaga é tema de oficina de formação cultural durante a semana de celebração do Centenário do Velho Lua na cidade de Exu, em Pernambuco. Até esta sexta-feira (14), a comunidade local e visitantes podem saber um pouco mais sobre os trajes e acessórios do sanfoneiro.

A oficina "A ressignificação da indumentária de Luiz Gonzaga" é promovida pela historiadora Roberta Duarte e pela designer, Rebecca Menezes. Elas pretendem promover nos alunos, formado principalmente por jovens, um olhar mais sensível sobre os símbolos nordestinos de modo que eles mesmos possam projetar artigos de vestiário conforme repertório cultural local.

Leia também:

Luiz Gonzaga fortaleceu o xaxado. Aprenda a dançar o ritmo

Chambinho do Acordeon agradece aos exuenses pelo sucesso no cinema

Exu preserva até hoje a figura de Luiz Gonzaga

Quando Luiz Gonzaga saiu do nordeste com destino ao Rio de Janeiro, chegou a se apresentar de terno – como era comum à época - em programa de calouros transmitidos pela Rádio Nacional. Com o autêntico forró caindo nas graças do povo, a mudança no traje foi natural. Com o passar do tempo, as roupas formaram um conjunto importante no trabalho do músico e ajudaram para que ele fosse conhecido como o "cangaceiro musical".

Quem comenta essa história de '"cangaceiro musical" e explica os símbolos do cangaço e do baião é a historiadora Roberta Duarte no vídeo abaixo.
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário