one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Golpe Militar de 64

Imagem:

Compartilhar:

Confira os impactos da ditadura militar no Brasil

Criado em 28/03/14 19h56 e atualizado em 02/01/15 12h41
Por Portal EBC

Privatização do ensino, desigualdade social e o abismo entre escolas públicas e particulares foram algumas das consequências dos 21 anos de regime militar no Brasil. O impacto da ditadura é o tema de uma série de reportagens especiais sobre os 50 anos do Golpe Militar, que instaurou um regime ditatorial no Brasil em 31 de março de 1964.

Confira a página especial sobre os 50 Anos do Golpe

Confira a cronologia do Golpe

Creative Commons - CC BY 3.0 -

No período em que os militares estiveram no poder, a educação passou por duas reformas. Em 1968 nas universidades, e em 1971 no ensino básico, quando foram criadas disciplinas como Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Educação Moral e Cívica.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A ditadura militar também afetou as pesquisas científicas e a saúde pública do país. Sob o comando dos militares, os serviços de pesquisa e saúde passaram por mudanças estruturais. Antes o atendimento médico era setorizado por categoria profissional, quem não tinha carteira assinada recorria a instituições filantrópicas. No governo militar, a contribuição foi unificada no Instituto Nacional de Previdência Social-INPS e os segurados passaram a usar os serviços médicos do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social- IANMPS.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Com o golpe veio o programa de ação econômica do governo com o objetivo de estabilizar a economia brasileira, adotando medidas duras de ajuste fiscal. As principais medidas foram correção monetária, a criação da caderneta de poupança e inauguração do Banco Central.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário