one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Enem também pode ser usado como certificação do Ensino Médio

Imagem:

Compartilhar:

Enem também pode ser usado como certificação do Ensino Médio

Criado em 14/08/12 10h34 e atualizado em 14/08/12 11h06
Por Inep / Ministério da Educação

Formatura
(foto: Luiz Gustavo Leme/Creative Commons)

O ENEM pode ser utilizado para fins de certificação de conclusão do ensino médio, para alunos maiores de 18 anos e que não concluíram esse nível de escolaridade na idade adequada, conforme o art. 38 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

A certificação é realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelos Institutos Federais de Educação que aderiram a essa modalidade, nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 144, de 24 de maio de 2012.

O participante do Enem deve indicar, no ato da inscrição, que deseja realizar o Exame para obter o certificado de conclusão do ensino médio e em qual instituição.

Para saber quais as Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação que utilizam o Enem para fins de certificação, clique nos links abaixo:

Contato dos Institutos Federais que certificam, por UF

Contato das Secretarias Estaduais de Educação que certificam, por UF


Veja as orientações para obtenção de certificação de conclusão do Ensino Médio:

1. Quem pode solicitar a certificação pelo ENEM?
O interessado em obter certificação de conclusão do Ensino Médio ou declaração de proficiência com base nos resultados do ENEM, deverá atender aos seguintes requisitos:
a) possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova em cada edição do ENEM;
b) ter atingido  450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento que estruturam as provas objetivas do ENEM;
c) ter atingido 500 pontos na Redação.

Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá obter a pontuação mínima na prova objetiva e, adicionalmente, a nota mínima na prova de redação.

2. Como solicitar a certificação pelo Enem?
Em um primeiro momento, o interessado deve informar no ato de sua inscrição no Enem que deseja obter Certificação. Se o participante atingir os resultados necessários, ele deverá procurar uma unidade
certificadora para obter seu documento de certificação.

3. Onde obter os certificados?
Todas as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal e  os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estão autorizados a emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a
Declaração de Proficiência por área do conhecimento. O Inep não emite documentos de certificação.

4. Quais são os documentos de certificação?
A  certificação  com a utilização dos resultados do  ENEM  é oficializada por meio  dos seguintes documentos a serem emitidos pelas unidades certificadoras:

a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio 
O Certificado de conclusão do  Ensino Médio é  o  documento que reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do núcleo comum do atual Ensino Médio. Para efeito de certificação é permitido o aproveitamento de estudos – obtidos por processos de escolarização formal  – e de outras formas reconhecidas oficialmente de eliminação de componentes curriculares. Por exemplo, o participante poderá utilizar os resultados de edições  anteriores do ENEM (a partir de 2009) e de outros Exames da mesma natureza para obter a certificação, como o Encceja ou outros exames supletivos, em atendimento ao que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

b) Declaração de Proficiência
É a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir  um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo ENEM.

5. Como se dá a validação dos documentos certificadores?
O Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a Declaração de Proficiência expedidos pela unidade certificadora deverão ter validade e reconhecimento pelas Instituições de Ensino situadas no Brasil e no
Exterior em cumprimento as exigências do Ministério da Educação de cada país. A validação ou reconhecimento dos documentos de certificação obedecem aos critérios estabelecidos por cada unidade certificadora (Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), em observância à legislação federal e dos Conselhos Estaduais de Educação sobre o assunto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário