one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


MEC quer acabar com Prova Brasil e passar a usar Enem na avaliação da educação básica

Imagem:

Compartilhar:

Redação nota 1000: baixe o guia para se dar bem prova discursiva

Criado em 13/09/12 13h20 e atualizado em 13/09/12 19h06
Por Amanda Cieglinski Fonte:EBC

Enem 1
Capa do Guia de Redação do Enem 2012 (Reprodução/MEC)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já começou a distribuir nas escolas públicas de todo o país o Guia da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A prova discursiva vale 1000 pontos e tem um peso importante para quem pretende usar o Enem para entrar em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou disputar uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Quem quiser também pode baixar o material no site do instituto. O livreto tem 52 páginas e explica ao candidato como deve ser a estrutura do texto a ser desenvolvido e as cinco competências que ele precisará desenvolver de forma satisfatória para conseguir uma boa nota. Entre elas estão o domínio da língua portuguesa e norma culta,  a compreensão do tema proposto e a capacidade de selecionar, organizar e interpretar informações.

Também são apresentados os critérios de correção e como é feito o cálculo da nota. O guia traz ainda algumas recomendações para melhorar o texto e  modelos de redação que receberam a pontuação máxima em edições anteriores do Enem. Inspire-se e bons estudos!

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário