one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Logo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Imagem:

Compartilhar:

Confira como foi o hangout #EsquentaEnem

Criado em 02/10/12 14h21 e atualizado em 03/10/12 10h15


O portal da EBC transmitiu hoje um bate-papo ao vivo com dicas para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será aplicada em 1.612 municípios nos dias 3 e 4 de novembro. Mais de 5 milhões são esperados para uma maratona de dois dias.
 

Interatividade Enem
Pelo Twitter, candidatos mandaram suas perguntas sobre o Enem (Reprodução)

Os professores Leandro Tessler, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Audrey Regina de Carvalho, coordenadora de ensino médio da Secretaria de Educação de Minas Gerais deram dicas aos candidatos sobre quais são as melhores estratégias de estudo a um mês do exame. Pelo Twitter, Facebook e Google+ chegaram várias perguntas de candidatos sobre o que fazer antes e durante a prova. Veja as principais dicas de Leandro e Audrey para se dar bem no Enem.

Redação: não é possível prever quais serão os temas cobrados, mas os nossos convidados deram alguns palpites: Rio+20, sustentabilidade e direitos humanos foram alguns dos citados. Muitos candidatos perguntaram sobre o tamanho da redação, mas não existe uma medida certa para um texto perfeito. O importante é respeitar o mínimo de 8 linhas e o máximo de 30 linhas, previstos no edital.

Preparação: o perfil de candidato que o Enem quer selecionar é daquele aluno atualizado, que sabe o que está acontecendo no mundo. Por isso a rotina de estudo precisa incluir a leitura de notícias - seja pelos jornais, pela internet ou mesmo nas redes sociais. Os professores reforçaram que é importante refazer as provas antigas do Enem para conhecer o modelo das questões e não levar sustos na hora da prova.

No dia da prova: o importante é deixar a ansiedade de lado. O nervosismo pode atrapalhar a preparação de meses de estudo, por isso tranquilidade é fundamental. No dia da prova, siga sua rotina diária e durma bem. Aproveite para checar se está com toda a documentação em mãos para ter acesso ao local de prova. Leia o edital para saber o que pode levar para a sala de aula. Água é importantíssimo e se você achar que vai dar fome leve uma barrinha de cereal, chocolates ou o que você achar melhor. Mas sem exageros!

Confira o bate papo na íntegra.

Veja alguns assuntos que podem cair na prova do Enem

Especial: entenda a Lei de Cotas das universidades federais

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário