one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bate-papo sobre a redação vai dar dicas para os candidatos do Enem

Imagem:

Compartilhar:

Confira bate-papo com dicas sobre a redação do Enem

Criado em 11/10/12 21h15 e atualizado em 16/10/12 17h15
Por Portal EBC


Para maioria dos estudantes, a redação é o grande bicho-papão do Exame Nacional do Ensino Médio. O candidato tem 30 linhas para provar para o avaliador a sua capacidade de expor ideias e apresentar argumentos consistentes sobre o tema proposto. Tudo isso sem derrapar nas regras gramaticais. Para ajudar você a se dar bem na prova, o portal EBC promoveu na terça-feira (16) um bate-papo ao vivo sobre a redação do Enem. Se você perdeu, pode assitir novamente clicando no player acima. 

Interação Enem
Pelo Twitter, candidatos tiraram dúvidas sobre a redação do Enem (Reprodução)

Nossos convidados foram os professores de redação Fabiano Scodeler e Leiva Leal. Eles responderam a várias perguntas de candidatos preocupados em fazer um bom texto. O bate-papo foi transmitido via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+. Veja um resumo dos principais temas que foram discutidos no bate-papo:

Argumentação: A redação do Enem é do tipo dissertativo-argumentativo. Isso significa que o aluno terá que defender um ponto de vista  a respeito de um assunto específico, em geral polêmico. E como criar bons argumentos? Para isso é fundamental que o aluno esteja bem informado sobre os principais temas em debate no Brasil e no mundo. Leia sobre esses assuntos e faça um exercício de argumentação. A professora Leiva deu exemplo: se o tema fosse a segurança no trânsito, o que o candidato poderia escrever sobre a violência nas estradas brasileiras? Por que os acidentes ocorrem? Quais são os principais problemas? 

Manual de redação para o Enem: tire todas as suas dúvidas

Tema da redação: é impossível adivinhar qual será o tema da redação, mas os professores deram alguns palpites. Entre eles a corrupção, o racismo, a Lei de Cotas, a liberdade de imprensa, a nova classe média, o papel do Brasil no cenário mundial. Quer saber mais sobre outros assuntos que podem estar no Enem? Leia essa seleção que nós preparamos.

Proposta de soluções inovadoras: O edital do Enem pede que ao final do texto o aluno faça uma proposta de solução para os temas abordados. O professor Fabiano lembrou que essas soluções não devem ser muito genéricas e de preferência devem apresentar uma proposta inovadora para resolver o problema. 

Estratégias de preparação: O professor Fabiano recomendou aos candidatos que busquem os temas de edições anteriores para saber como os temas foram cobrados. Outra dica é consultar o Guia da Redação do Enem que neste publicou textos de alunos que tiraram nota máxima com o comentário da correção.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário