one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Quadro Escravidão no Brasil, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848)

Imagem:

Compartilhar:

Dicas de História

Criado em 12/10/12 14h51 e atualizado em 12/10/12 15h10

Escravidão no Brasil
Quadro Escravidão no Brasil, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) (Imagem: Reprodução de Jean-Baptiste Debret/ Wikicommons)

Já passou o tempo em que saber História era conseguir decorar datas e acontecimentos. Hoje, o funcamental é conseguir contextualizar os fatos históricos com a atualidade. E essa habilidade para relacionar o passado com o presente é muito importante para se sair bem na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nos Drops abaixo, nós te damos um empurrão para fixar um pouco de alguns aspectos históricos indispensáveis para o Enem. Neles, você vai poder saber qual é a origem os conceitos de raça e de racismo, relembra como o processo de emancipação política e independência do Brasil foi planejado por D. João com o objetivo de garantir a soberania do império português, e ainda entende o motivo dos conflitos de países árabes, como a Síria, que sempre usaram a violência, tortura e terror para se manterem no poder.

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


 

O Plantão Enem é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e da Rede Minas de Televisão. Para saber mais, visite o site: http://www.plantaoenem.com.br.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário