one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jovens em Bangladesh participam de classes de alfabetização

Imagem:

Compartilhar:

Relatório aponta que países não cumprirão metas de melhoria da educação

Criado em 16/10/12 06h00 e atualizado em 16/10/12 08h11
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lança hoje (16) o 10º Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos. O documento analisa o cumprimento das seis metas previstas no acordo de Dacar (Senegal), que foi assinado por 164 países na Conferência Mundial de Educação de 2000. Todos os signatários, incluindo o Brasil, se comprometeram em atingir seis metas de melhoria da qualidade da educação, entre elas a redução do analfabetismo entre adultos e o aumento do acesso de crianças menores de 5 anos à pré-escola.

O documento avalia que a maioria das metas dificilmente serão atingidas.“Infelizmente, o relatório deste ano mostra que os avanços em muitas metas está diminuindo e a maioria dos objetivos não devem ser alcançados. Apesar do cenário sombrio geral, os progressos verificados em alguns países pobres mostram o que pode ser alcançado com o compromisso de governos nacionais e doações internacionais, incluindo um número maior de crianças em atendimento pré-escolar, garantindo a conclusão do ensino primário e a transição para o secundário”, aponta o estudo.

Veja quais são as seis metas e como está o avanço da educação no mundo

Além de trazer um panorama sobre o cumprimento das metas de Dacar, o relatório também foca a questão do acesso à educação e qualificação profissional dos jovens. O estudo destaca que, nos países em desenvolvimento, 200 milhões de pessoas com idade entre 15 e 24 anos sequer completaram a escola primária (equivalente ao ensino fundamental) e precisam de caminhos alternativos para adquirir habilidades básicas para o emprego. Um em cada oito jovens estão desempregados e mais de um quarto estão ligados a trabalhos que os deixam na linha da pobreza ou abaixo dela. “Enquanto os efeitos da crise econômica continuam a sufocar as sociedades no mundo todo, a profunda falta de qualificação da juventude é mais nociva do que nunca”, diz o estudo.

Saiba mais - Falta de qualificação entre jovens é causa de desemprego, mostra Unesco

A Unesco defende que investir no desenvolvimento das habilidades de jovens é uma estratégia inteligente para países que querem impulsionar seu desenvolvimento econômicos. O estudo estima que cada dólar gasto em educação gera de 10 a 15 dólares em crescimento econômico ao longo da carreira dela. A entidade recomenda que governos e países doadores de fundos globais para a educação precisam se empenhar mais para garantir o investimento necessário. Além disso, destaca que a contribuição do setor privado na educação dos jovens ainda é muito pequena - equivalente a 5% do total de ajuda oficial à educação - ,  quando o setor econômico é o primeiro a se beneficiar de uma mão de obra mais qualificada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário