one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Escolas particulares querem barrar Lei de Cotas em universidades

Imagem:

Compartilhar:

Revise o que você estudou com as dicas do Plantão Enem

Criado em 26/10/12 12h30 e atualizado em 27/10/12 08h40

Falta apenas alguns dias para o Enem! No próximo final de semana, em 3 e 4 de novembro, cerca de 5 milhões de alunos são esperados para o Exame, em 1.612 municípios brasileiros. Chegou a hora de entrar na reta final dos estudos. Você está preparado para se sair bem nas provas?

Abaixo nós listamos para você todas as dicas que o pessoal do Plantão Enem preparou. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais com a Rede Minas que existe desde 2011. O projeto usa as tecnologias de informação e comunicação, possibilita interação com o público e tem programas ao vivo e dicas de estudos chamadas Drops. Tudo isso para te ajudar a entender melhor e, de forma integrada, os conteúdos cobrados em todas as áreas do conhecimento.

LEIA TAMBÉM:
Prepare-se para o Enem estudando provas anteriores

Entenda como funciona o Sisu e veja as universidades que aderiram ao Enem

Confira alguns assuntos que podem cair na prova


Manual de Redação: confira as dicas para um texto nota 1.000

Não recebeu o cartão de confirmação do Enem? Saiba o que fazer


Veja abaixo as dicas:

 

Imagem - Caminhos da Reportagem debate interação em redes e privacidade na Internet
(Foto: Johannes Fuchs/Creative Commons)

Novas Tecnologias
A prova do Enem sempre trabalha com temas atuais. Por isso é importante estar por dentro das novas tecnologias da informação e comunicação. Três professores de Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia debateram o tema. Clique aqui para ver como foi.














Meio Ambiente
Em ano de realização da Rio+20, vale ficar atento a todas as questões que envolvem o meio ambiente. Assista aqui ao programa que fala sobre como o assunto pode ser cobrado na prova, com a participação de professores de Biologia, Geografia e Física.


Crise mundial
A economia tem afetado a vida de muitas pessoas, especialmente na Europa, ao longo deste ano. E não é porque a crise está do outro lado do oceano que nós, aqui no Braisl, nãov amos sentir os reflexos do que acontece. Este assunto tem todas as chances de aparecer na prova do Enem, e neste programa você pode pensar a Crise Mundial dentro das disciplinas de História, Literatura e Matemática. Clique aqui para ver.

 

Paineis no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo
Foto: Raquel Camargo/Creative Commons)

Língua Portuguesa
O Português é usado por nós, brasileiros, em todos os momentos de nossas vidas, desde a hora que acordamos até quando vamos dormir. Seja na própria prova de Língua Portuguesa ou na interpretação das questões de História, Matemática ou Física, estar afinado com nossa língua já é um passo à frente para conseguir uma boa nota. no Enem. Clique aqui e assista aos drops da disciplina. 











 


Artes
O passar dos anos, décadas e séculos tem tornado a arte cada vez mais diversa: novos formatos, técnicas, linguagens e lugares surgem a todo momento como forma de expressão. Nos Drops do Plantão Enem, você pode entender as diferenças entre a Arte Moderna e Contemporânea, e também vê como que as novas tecnologias exercem influência nas manifestações artísticas da atualidade. Clique aqui para assistir.

Geografia
Do relevo até o cenário político do país ou da cidade onde você mora, tudo é Geografia. Para se sair bem nesta disciplina, olhar ao seu redor é sempre uma boa estratégia. Você se preocupa com a quantidade de água que é gasta na sua casa? Já parou para pensar em como a comida do almoço chegou até seu prato? E quando está andando na rua, você se preocupa coma violência? Assista aqui aos drops que vão te ajudar a refletir sobre este assuntos.

Escravidão no Brasil
Quadro Escravidão no Brasil, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) (Jean-Baptiste Debret/ Wikicommons)

História
Passou o tempo em que saber história era decorar datas e acontecimentos. Nestes drops, nós te damos um empurrão para fixar um pouco de alguns aspectos históricos indispensáveis para o Enem: a origem os conceitos de raça e de racismo, como o processo de emancipação política e independência do Brasil foi planejado por D. João com o objetivo de garantir a soberania do império português, e ainda o motivo dos conflitos de países árabes, como a Síria, que sempre usaram a violência, tortura e terror para se manterem no poder. Clique aqui para assistir.




 

matemática - 3
(Foto: Reprodução/Rede Minas de Televisão)

Matemática
A matemática é muito temida por grande parte dos estudantes, mas está presente em praticamente tudo do nosso cotidiano. Precisamos apenas identificá-la. Você duvida? Clique aqui e veja os exemplos nos drops.















 

Física
Em Física, há vários modelos diferentes de gráficos, cada uma dequado para cada uso. Para se sair bem nas provas do Enem, não só de Física mas também de outras disciplinas, é fundamental saber interpretar o que cada um deles está mostrando. Nos drops que você vai ver clicando aqui, estão alguns exemplos onde os gráficos são mais empregados. 

Química

O oxigênio está - literalmente - em todos os lugares. E apesar de ser fundamental para a nossa sobrevivência, é bastante comprometido em locais com poluição, por exemplo. No drops do Plantão Enem, você pode saber curiosidades sobre o ar existente na atmosfera e também na água. Além disso, você pode também aprender sobre energia nuclear, e refletir sobre o desafio para a humanidade em administrar o uso da radiação, como é produzida a energia atômica e nuclear, as implicações políticas e ambientais e os benefícios dela para a humanidade. Clique aqui apra assistir.

Biologia

A clonagem já existe na natureza há muito tempo, mas a reprodução de animais é uma questão polêmica. Você sabe por quê? Nestes drops, você entende os principais motivos que geram dúvidas e discussões a respeito da clonagem, e também engata em outro assunto: a degradação ambiental. Clique aqui e assista! 
 

Terceira idade em atividade física no Rio
(Foto: Rodrigo Bethlem/Creative Commons)

Educação Física
Quem disse que a Educação Física é saber ou não jogar certo jogo durante 50 minutos de aula? Ou chegar em primeiro lugar numa disputa de atletismo ou natação? Todos os esportes e atividades físicas também têm sua parte teórica, tão fundamental quanto a parte prática para a formação de um bom atleta. Clique aqui e assista aos drops para chegar na frente na prova do Enem.












 

Filosofia
Você sabe qual é a diferença entre poder e autoridade? E entre ética e moral? Esses dois drops explicam a diferença entre os conceitos que comumente são confudidos, além de explicar o que os principais filósofos e pensadores escreveram sobre o tema. Clique aqui para assistir aos vídeos! 
 

Imagem - ONU: país tem que combater desigualdades raciais e de gênero para continuar avançando
(Foto: Circuito Fora do Eixo/Creative Commons)

Sociologia
Apesar de todos nós sermos seres humanos, nem todos são tratados da mesma forma. Há, em situações cotidianas, discriminação entre as pessoas por gênero, classe social ou até mesmo pela cor da pele. A partir drops abaixo, você pode refletir sobre as relações humanas, como se desenvolveram as construções histórico-sociais que definem os movimentos de classe,  e vê como a Sociologia contribuiu para questionar a "naturalização" das condições desiguais entre homens e mulheres. Clique aqui para assistir.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário