Enem tem questões com música de Gonzaga, tirinha do Garfield e Capitão América

Amanda Cieglinski - Portal EBC 03.11.2012 - 18h37 | Atualizado em 03.11.2012 - 19h05

Luiz Gonzaga foi um dos temas do Enem 2012 (O Rei e o Baião/Bené Fonteles)

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, os candidatos tiveram que responder a 90 questões de ciências humanas e da natureza. Assim como em anos anteriores, muitas questões da prova de ciências  da natureza relacionavam-se a temas ligados ao meio ambiente como o uso de combustíveis, a reciclagem, o clima e a produção agrícola. No lugar de longos textos que abriam o enunciado de cada questão, em 2012 boa parte dos itens exigia a análise e interpretação de gráficos.

Cariocas acharam prova difícil, longa e desafiadora

Participe da nossa cobertura: #VCnoEnem

Na prova de ciências humanas, um trecho de “A vida do viajante”, de Luiz Gonzaga, testou o conhecimento dos candidatos a respeito dos movimentos migratórios e diferenças regionais. Outra questão trouxe o personagem dos quadrinhos da Marvel, Capitão América, para tratar da 2ª Guerra Mundial.

Também surpreendeu os candidatos a quantidade de questões a respeito das teorias dos grandes pensadores como Descartes, Habermas, Maquiavel e Platão. A escravidão no Brasil e a Revolução Francesa também apareceram na prova de ciências humanas.

Amanhã os candidatos enfrentam o segundo dia de provas. Serão 90 questões de matemática e linguagens, além da redação. A prova tem início às 13h (horário de Brasília).

Manual da redação: dicas para um texto nota 1.000

Candidatos que tiraram nota máxima na redação contam como se prepararam

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0