one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


PNE deverá ser votado em setembro

Imagem:

Compartilhar:

Investimento em educação chega a 5,3% do PIB em 2011

Criado em 30/11/12 15h01 e atualizado em 16/05/13 16h13
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Marcha cobra 10% do PIB para educação e efetivação do piso nacional do magistério
Entidades pedem o aumento dos investimentos em educação para atingir o patamar de 10% do PIB (Marcello Casal/ABr)

O investimento público direto em educação chegou a 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 – 0,2 ponto percentuais a mais do que o patamar atingido em 2010. Os dados foram divulgados ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública no Senado.

Os números apontam que mantém-se o ritmo de crescimento verificado nos últimos anos: em 2009 o país investiu 5% do PIB em educação, em 2010 5,1% e em 2011 5,3%. No Senado, está em debate o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê um aumentos dos investimentos na área. O texto aprovado na Câmara prevê a ampliação dos gastos diretos em educação para 10% do PIB, no prazo de dez anos. A matéria agora precisa ser aprovada pelo Senado, antes de seguir para sanção presidencial.

Os investimentos diretos são recursos das três esferas do governo (União, estados e municípios) utilizados para bens, serviços e investimentos, incluindo construção e manutenção dos estabelecimentos de ensino, remuneração dos profissionais, recursos para assistência estudantil, alimentação, transporte, material didático, formação de professores. Outro dado é o investimento público total, que inclui na conta os gastos com profissionais aposentados e investimentos que não são feitos diretamente no sistema público - por exemplos bolsas de estudos como a do Programa Universidade para Todos (ProUni), que são concedidas a estudantes de baixa renda em insituições particulares. No caso do investimento total, o crescimento foi de 5,8% para 6,1% do PIB entre 2010 e 2010.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário