one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes fazem provas de biologia, física, química e matemática no segundo dia de vestibular da Universidade de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Professor avalia que Enem surpreendeu candidatos e teve nível de exigência maior

Criado em 05/11/12 17h07 e atualizado em 06/11/12 08h21
Por Portal EBC

No final de semana, mais de 4 milhões de estudantes participaram da maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Enquanto o gabarito oficial não é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), convidamos dois professores para comentar as provas deste ano . A avaliação geral é que o Enem 2012 exigiu mais dos alunos e ampliou o leque de temas abordados.

Para o professor Marcelo Freire, do cursinho Alub, de Brasília, o Enem desconstruiu em 2012 o esterótipo de que “é uma prova fácil”. "A gente ouve muito em sala de aula que o Enem é muito fácil, que basta interpretar os textos. Mas essa prova já demonstrou um caminho novo de questões mais elaboradas que exigem do aluno um repertório mais sofisticado e um domínio mais aprofundado dos assuntos”, apontou Freire.

Tema da redação do Enem 2012 é a imigração para o Brasil no século 21

O tema da redação do Enem 2012 também surpreendeu boa parte dos candidatos: “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21”. O professor Wilher Guimarães, do projeto Plantão Enem da Secretaria de Educação de Minas Gerais, também acha que o tema fugiu do que estava sendo esperado – muitos professores apontavam em assuntos como a conferência Rio+ 20 ou os eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos.

“Essa prova de 2012 eu considero desde já que ela é um marco de uma transição que está sendo muito bem construída. Ao mesmo que se mantém temas que são caros ao Enem, eles já sinalizaram que podem surpreender e se renovar. O tema da redação é um cartão de visitas [dessa nova fase]."

Confira o bate-papo completo com os comentários das provas do Enem 2012 clicando nos players abaixo:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário