one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plantão Enem

Imagem:

Compartilhar:

Reta final: confira as últimas dicas para o Enem

Criado em 01/11/12 14h33 e atualizado em 02/11/12 11h34
Por EBC

 

 

 

Falta apenas um dia para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para dar uma força aos candidatos, o portal da EBC transmitiu hoje mais um bate-papo #EsquentaEnem. Os professores Wilher Guimarães e Raquel Emerique deram dicas de última hora para quem vai participar da prova.

O professor Wilher é consultor do Plantão Enem, projeto da secretaria de Educação da Minas Gerais. Raquel Emerique é professora de história e faz parte do projeto FGV Ensino Médio. Confira as dicas dos professores para o grande dia.

Vale a pena estudar no último dia? Os professores recomendaram desligar dos livros a partir de amanhã. Tentar aprender conteúdos que você não tenha estudado pode lhe deixar ainda mais nervoso – e tranquilidade é fundamental para uma boa prova. Procure ir ao cinema, ouvir música ou fazer alguma outra atividade de lazer. A dica da professora Raquel, para quem ainda quer se preparar nos últimos dias, é no máximo treinar a redação. Escolha um tema e faça um texto de teste para “esquentar” os motores.

Como administrar o tempo durante a prova? Nos dois dias de prova, o candidato terá quatro horas e meia para responder a 90 itens – no domingo ele ganha uma hora a mais para fazer a redação. Por isso, é importante ter cuidado para não gastar tempo demais em uma questão e acabar sem responder as outras. A dica do professor Wilher é gastar, em média, 3 minutos para cada questão. Não esqueça de reservar um tempo para preencher o gabarito.

Quais temas podem estar na prova? É impossível prever quais temas estarão na prova, mas a professora Raquel chama atenção para a questão da violência no trânsito, aposta dela para o Enem 2012. Wilher destaca que as últimas provas de ciências humanas do Enem, na parte de história, têm coberto principalmente os conteúdos relacionados ao Brasil República. Ele também acredita que meio ambiente e Código Florestal são assuntos com grande probabilidade de aparecerem na prova. Confira alguns assuntos que podem cair no Enem e aproveite para estudar. “É importante o candidato estar antenado no que acontece no mundo. Não tem muito mistério”, diz o professor.

Como se preparar para aguentar a maratona de dois dias de prova? Wilher lembra que é fundamental ter uma boa noite de sono. Outra dica importante é evitar comidas pesadas e levar uma garrafa de água para suportar o calor. Raquel lembrou que o candidato deve preparar o seu material na véspera para evitar contratempos – não se esqueça que só vale usar caneta esferográfica de tinta preta! E confira com antecedência onde fica o seu local de prova, calcule o tempo que levará no trajeto e chegue cedo. Os portõs abrem às 12h e fecham às 13h (horario de Brasília).

Assista ao bate papo completo clicando no player acima.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário