one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


acordo ortográfico

Imagem:

Compartilhar:

Adiamento do acordo ortográfico deve mudar pouco a realidade, diz acadêmico

Criado em 28/12/12 17h40 e atualizado em 28/12/12 18h35
Por Alana Gandra Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O professor e autor de obras didáticas Domício Proença Filho disse hoje (28) à Agência Brasil que o decreto presidencial que adiou a obrigatoriedade de uso do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa para 1º de janeiro de 2016 “vai mudar muito pouco a realidade brasileira”. Segundo lembrou, as novas regras já vêm sendo usadas largamente.

“O que vai acontecer  é que as regras vigentes  vão continuar convivendo com as novas regras”, explicou Proença Filho, que é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele observou que a mídia brasileira, “com pouquíssimas exceções”, adotou as novas regras. O mesmo ocorreu em relação aos livros didáticos, às novas obras  publicadas pelas editoras e às escolas, enfatizou.

O acordo que visa a padronizar as regras ortográficas foi assinado em 1990 com outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e suas regras passariam a ser obrigatórias já a partir de 1º de janeiro.  O decreto presidencial que estabelece o novo prazo de vigência do acordo foi publicado hoje (28), no Diário Oficial da União.

“O que vai acontecer é que as novas regras  do acordo de 1990 estão em vigor no Brasil e funcionando. A única coisa que muda com o decreto [presidencial] é que elas vão continuar convivendo com as anteriores. Ou seja, o período de adaptação é ampliado. Não vejo nenhum outro efeito, em um primeiro olhar”, insistiu.

Leia também:

Governo de Moçambique diz que não aceitará pressão sobre prazo para adotar acordo

ABL amplia serviço de consultas sobre ortografia

O professor atribuiu o adiamento, “possivelmente”, à dimensão política do acordo, que foi assinado em 1990 por Angola,  Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Já o Timor Leste  aderiu ao acordo em 2004, após tornar-se independente. No Brasil, as novas regras estão em vigor desde janeiro de 2009, mas ainda não são de uso obrigatório.

Proença Filho lembrou que, no Brasil, a resistência  ao acordo foi muito pequena. “Não teve repercussão maior, a resistência à mudança. Então, o que vai acontecer com a prorrogação é o convívio das duas regras”.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário