one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Perdeu o Enade? Saiba como apresentar a justificativa e conseguir a dispensa da prova

Imagem:

Compartilhar:

Faltou ao Enade? Saiba o que fazer

Criado em 12/12/12 15h46 e atualizado em 12/12/12 16h19
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Enade
Perdeu o Enade? Saiba como apresentar a justificativa e conseguir a dispensa da prova (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Mais de 118 mil alunos de cursos de graduação faltaram à prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicada em 25 de novembro. A prova obrigatória e os faltosos  têm que apresentar uma justificativa para ausência para conseguirem colar grau e receber o diploma. O prazo termina em um mês, no dia 11 de janeiro.

O Enade é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país, por isso é considerado “componente curricular obrigatório”. Se o estudante não enviar a justificativa da ausência, ou se ela não for aceita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ele pode ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, para participar da prova e então poder receber o diploma.

Leia também:

Saiba o que acontece com quem falta ao Enade

Pedido de dispensa deve ser apresentado até 11 de janeiro

A portaria que estabelece as regras do exame não deixa claro em quais casos o Inep acataria a justificativa do aluno e concederia a dispensa ao aluno. Essa análise será feita pela instituição de ensino ou, em última análise, pelo próprio Inep. O texto da diz apenas que os estudantes que não participaram da prova serão dispensados “por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados”.

Confira um passo a passo para saber como justificar a falta e conseguir a dispensa da prova:

1 – O estudante deve, primeiramente, apresentar a justificativa formal diretamente à instituição de ensino onde está matriculado. Caberá a ela analisar os pedidos de dispensa e divulgar os resultados.

2 – O coordenador de curso irá registrar as solicitações de dispensa no sistema do Inep até 11 de janeiro.

3 – Se a justificativa do aluno não for aceita pela instituição de ensino, ele poderá solicitar a dispensa diretamente ao Inep entre 12 e 31 de janeiro. Essa justificativa será feita por meio do site do Inep, em um sistema específico.

4 - Neste caso, o estudante irá enviar ao Inep um requerimento de dispensa  e uma declaração assinada pela instituição de ensino - ambos estarão disponíveis para preenchimento no portal do instituto. Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados ao órgão por meio eletrônico, em formato PDF, junto com a cópia autenticada de documento que comprove o impedimento de participação no exame.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário