one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


PNE deverá ser votado em setembro

Imagem:

Compartilhar:

Câmara aprova 10% do PIB para a educação, mas ainda falta debate no Senado

Criado em 10/12/12 16h03 e atualizado em 23/12/12 18h32
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

O PNE que visa destinar 10% do PIB para a educação será votado em Setembro
Texto do PNE aprovado na Câmara prevê que o país invista 10% do PIB em educação (Foto: Fabio Rodigues Pozzebom/Agência Brasil)

Quanto custa uma educação de qualidade? O debate sobre o financiamento do sistema de ensino brasileiro foi um dos  temas dominantes em 2012. Desde o fim do governo do ex-presidente Lula tramitava na Câmara o projeto de lei que cria o novo Plano Nacional de Educação. Entre as suas 20 metas está previsto o aumento dos recursos públicos investidos na área. Após muitas indas e vindas, o texto aprovado na Câmara prevê que, no prazo de dez anos, o Brasil chegue ao patamar de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB)  na área – hoje o país investe 5,3% do PIB.

O projeto inicial apresentado pelo governo continha uma meta de 7% do PIB para a educação. A negociação foi dura, mas mesmo com a pressão dos parlamentares da comissão especial que analisou o PNE, o maior patamar acordado foi de 8% - a reclamação do governo é que a meta de 10% era muito ambiciosa e que o plano não previa qual seria a fonte de novos recursos. No dia da votação do relatório, graças à pressão das entidades da área que lotaram o plenário da comissão, os deputados aprovaram por unanimidade a meta de 10% do PIB para a educação - inclusive os parlamentares da base, contrariando as orientações do Palácio.

Depois da votação na comissão, a liderança do governo tentou reverter a decisão apresentando um recurso para levar o PNE à plenário, mas a manobra não avançou. A proposta seguiu para o Senado,  mas por causa das eleições municipais o debate avançou pouco. A expectativa é que o assunto ganhe corpo em 2013 e agora com um novo elemento: os royalties do petróleo para a educação.

Para bancar os 10% do PIB, a solução encontrada pelo governo foi tentar garantir, por lei, que todos os recursos dos royalties do petróleo fossem verba “carimbada” para a educação, a ser investida por estados, municípios e União. O dispositivo não foi aprovado pelo Congresso em uma primeira votação  as entidades mais uma vez fizeram barulho para garantir mais verbas para a área. A presidenta Dilma Rousseff editou uma medida provisória que prevê a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação. O projeto ainda aguarda para ser votado no Congresso.

Leia também:

Mercadante pede mobilização de entidades da área de educação em favor de MP

Entidades comemoram royalties para a educação e reforçam mobilização

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário