Digite sua busca e aperte enter


Escolas particulares querem barrar Lei de Cotas em universidades

Imagem:

Compartilhar:

Inscrições para o ProUni começam na semana que vem

Criado em 09/01/13 17h03 e atualizado em 09/01/13 18h57
Por Heloisa Cristaldo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Imagem - Escolas particulares querem barrar Lei de Cotas em universidades
Inscrições começarão em 17 de janeiro

Brasília - As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas no dia 17 de janeiro, quinta-feira. De acordo com edital do processo seletivo, publicado hoje (9) no Diário Oficial da União, as inscrições serão feitas em uma única etapa e exclusivamente pela internet. O prazo vai até às 23 horas e 59 minutos de 21 de janeiro.

Saiba quem pode participar do ProUni

O processo seletivo será constituído de duas chamadas. Os resultados dos estudantes pré-selecionados estarão disponíveis no portal do ProUni na internet no dia 24 de janeiro, para a primeira chamada e no dia 8 de fevereiro, para segunda.

Para concorrer as bolsas do ProUni, o aluno tem que ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atender aos critérios de renda do programa. Também é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular com bolsa integral.  Para concorrer às bolsas integrais, que custeiam 100% da mensalidade, a renda per capita da família deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais, que equivalem a 50% da mensalidade, são destinadas aos candidatos com renda familiar per capita de até 3 salários.

De acordo com as novas regras do programa, o estudante precisa ter obtido a nota mínima de 450 pontos, correspondente à média aritmética de todas as provas do exame. Anteriormente, a pontuação mínima exigida era 400. Ouça a reportagem da Radioagêncial Nacional sobre a mudança:

O estudante pré-selecionado deve observar os prazos para comparecer à instituição de ensino superior em que pretende fazer seu curso. Nesta etapa serão conferidas as informações prestadas na ficha de inscrição. No caso da primeira chamada, a conferência vai de 24 a 31 de janeiro. Na segunda chamada, de 8 a 19 de fevereiro.

Os candidatos não selecionados podem ter uma segunda chance, por meio da lista de espera. Para participar, o estudante deve manifestar interesse no portal do programa nos dias 24 e 25 de fevereiro. A lista terá duas chamadas, uma no dia 28 de fevereiro e outra em 8 de março.

Criado em 2004, o ProUni concede bolsas de estudo integral e parcial em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Dados do Ministério da Educação indicam que o ProUni atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2012, a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsa integral.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Deixe seu comentário