one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Foto do cartão de resposta do ENEM, tirada em local de aplicação da prova. (Foto: Reprodução da internet)

Imagem:

Compartilhar:

Justiça suspende acesso antecipado à correção da redação do Enem 2012

Criado em 05/01/13 09h24 e atualizado em 05/01/13 11h08
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Cartão de resposta do ENEM no Instagram
Candidatos terão que esperar até 6 de fevereiro para ter acesso à correção. (Foto: Reprodução da internet)

O  Tribunal Regional Federal da 5ª Região decidiu na noite de ontem (4) suspender a liminar que determinava que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 tivessem acesso imediato à correção das provas de redação. O pedido havia sido feito pelo Ministério Público Federal em Alagoas e no Ceará. A decisão vale para todo país. 

O desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do tribunal, também suspendeu todas as decisões liminares individuais referentes à vista antecipada do espelho da redação do Enem 2012 na jurisdição do TRF 5ª Região, que abrange Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Desde que os resultados do Enem 2012 foram divulgados, muitos estudantes ficaram descontentes com as notas e reivindicaram o acesso ao espelho da correção, que apresenta a justificava da nota obtida. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) era que o acesso fosse liberado a partir de 6 fevereiro, apenas para “fins pedagógicos”: o edital do exame não prevê que o candidato possa entrar com recurso pedindo uma revisão da nota. O MPF no Ceará e em Alagoas, entretanto,queria que os alunos pudessem ter acesso à redação antes do início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começam em 7 de janeiro. É por meio da nota do Enem que os candidatos disputarão as 129 mil vagas previstas na seleção.

Leia mais:

Confira a lista de instituições que participam do Sisu 2013

Mais de 72 mil candidatos tiraram nota zero na redação do Enem

Saiba como é corrigida a redação do Enem

A vista à prova de redação é uma novidade deste ano – antes apenas alguns poucos candidatos conseguiam esse direito por meio de ação judicial. A mudança foi feita após o Inep assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal em 2011. Na sua decisão, o desembargador Lima aponta que o pedido do MPF no Ceará e em Alagoas é “francamente colidente com o TAC transitado em julgado”. Além disso, acrescentou que a liminar não tem sentido prático, já que os recursos não estão previstos no edital.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário