X

Digite sua busca e aperte enter


Candidatos chegam a um dos mais movimentados locais de prova em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quais são os critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni

Criado em 09/01/13 17h46 e atualizado em 13/01/14 18h06
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Na próxima semana serão abertas mais uma vez as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Criado em 2004, o programa distribui bolsas de estudos integrais e parciais em cursos superiores de instituições particulares a alunos de baixa renda. Antes de se candidatar, conheça as regras e saibam quais são os critérios para receber o benefício.

1 – Público

As bolsas do ProUni são destinadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em estabelecimento privado na condição de bolsista integral. Outros públicos também podem se candidatar à bolsa, mesmo que não atendam ao critério acima. O ProUni também atende pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam no exercício do magistério. Nesses dois últimos casos, não é necessário atender aos critérios de renda.

2 – Enem
Para disputar uma bolsa o candidato também precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o caso do processo seletivo do ProUni de 2014, os estudantes deverão ter participado do Enem 2013. A nota mínima para poder se candidatar a uma bolsa é de 450 pontos na média das provas objetivas que compõem o exame. A nota da redação também não pode ter sido zero.

3 – Renda
O ProUni distribui dois tipos de bolsas: as integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e a parciais, que bancam 50% do valor mensal. Paras concorrer ao benefício integral, a renda familiar per capita do aluno não pode ser superior a 1,5 salário mínimo, o que equivale atualmente a R$ 1.086. Quem quiser disputar uma bolsa parcial deverá ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ou R$ 2.172.

Se for pré-selecionado para ganhar uma bolsa do ProUni, o aluno terá que comprovar as informações sobre a renda e histórico escolar junto às instituições de ensino onde pretendem estudar.

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário