one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Candidatos chegam a um dos mais movimentados locais de prova em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quais são os critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni

Criado em 09/01/13 17h46 e atualizado em 13/01/14 18h06
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Na próxima semana serão abertas mais uma vez as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Criado em 2004, o programa distribui bolsas de estudos integrais e parciais em cursos superiores de instituições particulares a alunos de baixa renda. Antes de se candidatar, conheça as regras e saibam quais são os critérios para receber o benefício.

1 – Público

As bolsas do ProUni são destinadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em estabelecimento privado na condição de bolsista integral. Outros públicos também podem se candidatar à bolsa, mesmo que não atendam ao critério acima. O ProUni também atende pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam no exercício do magistério. Nesses dois últimos casos, não é necessário atender aos critérios de renda.

2 – Enem
Para disputar uma bolsa o candidato também precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o caso do processo seletivo do ProUni de 2014, os estudantes deverão ter participado do Enem 2013. A nota mínima para poder se candidatar a uma bolsa é de 450 pontos na média das provas objetivas que compõem o exame. A nota da redação também não pode ter sido zero.

3 – Renda
O ProUni distribui dois tipos de bolsas: as integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e a parciais, que bancam 50% do valor mensal. Paras concorrer ao benefício integral, a renda familiar per capita do aluno não pode ser superior a 1,5 salário mínimo, o que equivale atualmente a R$ 1.086. Quem quiser disputar uma bolsa parcial deverá ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ou R$ 2.172.

Se for pré-selecionado para ganhar uma bolsa do ProUni, o aluno terá que comprovar as informações sobre a renda e histórico escolar junto às instituições de ensino onde pretendem estudar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário