one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cidades do interior têm melhor resultado em índice de qualidade da educação básica

Imagem:

Compartilhar:

Entidade convoca mobilização social para cobrar melhorias na educação

Criado em 06/03/13 17h41 e atualizado em 06/03/13 17h51
Por Portal EBC

Relatório divulgado hoje (6) pelo movimento Todos pela Educação aponta os problemas de acesso à educação e da qualidade da aprendizagem nas escolas públicas do país. Além de melhorar a formação do professor, aumentar o financiamento e o tempo de permanência dos alunos na escola, uma mudança importante para mudar esse cenário é a mobilização da sociedade. O tema foi debatido hoje em bate-papo no Portal EBC com a diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e o membro do Conselho Nacional de Educação, Mozart Neves Ramos.
 

Leia também:

Brasil ainda tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola

Valor investido em aluno brasileiro é três vezes menor do que em países desenvolvidos

Apenas 10,3% dos alunos do ensino médio têm conhecimento adequado em matemática


“Quando a gente analisa os países que têm melhores resultados nas provas internacionais, como Finlândia, Canadá, Coreia do Sul, eles tem um elemento importante que é a valorização pela sociedade da educação pública. São sociedades que valorizam a aprendizagem, a excelência das políticas educacionais e isso faz toda diferença. ”, pontua Priscila.

Confira o bate-papo na íntegra

Segundo ela,  no Brasil a situação é diferente: “aqueles que recebem, até com pouca qualidade, acham que aquilo já está de ótimo tamanho porque não teve acesso à escola na infância”, explica. Ela deu alguns exemplos de como é possível ajudar na melhoria do ensino, seja como família ou como cidadão.

“É possível sim e todo mundo pode fazer a sua parte. A educação vai mudar com a soma de pequenas ações, mas persistências e diárias. O voto é uma ferramenta poderosa, só que infelizmente, a educação ainda não elege nem derruba ninguém na política”, disse. 

Ramos também convocou os internautas para conhecer os dados o relatório e mobilizar ações pelas redes sociais. “Cada um tem seu papel, bombar nas redes sociais as informações do relatório, chamar atenção das autoridades e dos governos para que de fato levem a educação sério”, defendeu.

Baixe aqui o relatório De Olho nas Metas 2012. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário