one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG

Imagem:

Compartilhar:

Comissão instituída pela UFMG tem autonomia para investigar influência de organizações externas em trote

Criado em 11/04/13 19h04 e atualizado em 12/04/13 16h42
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG
Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG. (foto: Reprodução / Facebook)

Os trabalhos da Comissão de Sindicância instituída para apurar o trote da Faculdade de Direito da UFMG tem prazo inicial para serem concluídos em 19 de abril, podendo ser prorrogado por mais 30 dias. A vice-reitora da UFMG, Rocksane Norton, diz que os trabalhos são conduzidos em sigilo e a metodologia adotada só será apresentada no relatório final. Ainda assim, ela alega que, dependendo da evolução da investigação, a influência de organizações externas no trote pode ser analisada.

Uma das imagens do polêmico trote traz estudantes em saudação nazista, ao lado de um calouro pintado de preto. A repercussão cresceu nas redes sociais quando alguns internautas se indignaram com postagens presentes no perfil do aluno Gabriel Spínola. Entre diversos comentários, ele faz elogios ao ditador alemão Adolf Hilter e ao líder dos skinheads "whitepower" Nick Griffin, nega o holocausto e diz estar havendo um genocídio de brancos.

LEIA TAMBÉM:
- Ministério Público avalia denúncia da agressão de neonazista em BH
- Mapa da intolerância: região sul concentra maioria dos grupos neonazistas
- Vácuo jurídico e pouco investimento na PF são entraves no combate aos neonazistas
- Pais que incitam ódio e racismo aos filhos podem perder a guarda

Nas redes sociais, também se tornou público o fato de que Gabriel Spínola conhecia pessoalmente Antônio Donato Baudson Peret, que aparece em fotos na internet agredindo um morador de rua. Em seu perfil no Facebook, o próprio Antônio dá evidências de que tem contato com o estudante e o critica pelo fato do trote ter colocado os skinheads em evidência.

Postagem de Antonio Peret sobre Gabriel Spínola  (foto: Reprodução / Facebook)

Comissão

Segundo Rocksane Norton, a universidade não tem papel de polícia e por isso só pode investigar e punir casos que aconteçam na própria instituição. A participação de um estudante em organizações externas não é assunto para nenhuma Comissão de Sindicância, embora a influência desses grupos no episódio específico do trote possa ser eventualmente considerada. "O nosso regimento é claro. Qualquer ato de violencia, pressão ou contrangimento a qualquer membro da comunidade universitária é passível de suspensao e até expulsão do curso", ressalta.

A vice-reitora ressalta que a universidade tem também um papel educativo. "A instituição precisa promover o debate amplo sobre o tema e acho que vem cumprindo esse papel em certa medida. Nós temos vários grupos de pesquisa e de inclusão social que discutem a questão de gênero e a homofobia, por exemplo. São iniciativas pulverizadas, mas acredito que estamos avançando", relata ela.

Para Rocksane Norton, a imagem da universidade não ficou comprometida com o episódio. "É claro que é uma situação lamentável e alguma relação será feita com a instituição. Mas nossa resposta imediata foi bastante contundente. A gente já vinha desenvolvendo a campanha 'Trote não é legal' e, após o espisódio, nós realizamos debates, publicamos uma nota de repúdio e manifestamos nossa surpresa e indignação. Precisamos lembrar também que a universidade é reflexo da sociedade e recebe todo tipo de estudante", finalizou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário