one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças assistem à aula no Centro de Educação Infantil de Águas Claras, no Distrito Federal.

Imagem:

Compartilhar:

Portal permite avaliar situação do ensino nas escolas públicas de todo país

Criado em 18/04/13 15h08 e atualizado em 18/04/13 19h35
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Escola que queremos
O projeto é resultado da primeira Hackaton de dados educacionais, uma maratona hacker organizada pelo Inep para que fosse produzidos aplicativos, softwares ou análises sobre a situação da educação no país a partir da base de dados do instituto. (Reprodução)

Pais, professores, estudantes, gestores públicos ou qualquer pessoa interessada em saber como está a situação de uma escola pública têm uma nova ferramenta para fazer essa consulta – e também cobrar por resultados. Está no ar o portal Escola que Queremos que une informações de diversas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para trazer um panorama detalhado de cada uma das  escolas públicas do país.

Acesse o sitema do Escola que Queremos 

O projeto é resultado da primeira Hackaton de dados educacionais, uma maratona hacker organizada pelo Inep para que fossem produzidos aplicativos, softwares e análises sobre a situação da educação no país a partir da base de dados do instituto. O Escola que Queremos ficou com o primeiro lugar da disputa, realizada no último final de semana.

O principal indicador da qualidade do ensino no país utilizado atualmente é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele é composto a partir de dois principais insumos: o nível de aprendizado dos alunos em português e matemática, medidos por avaliações aplicadas pelo Inep, e a taxa de aprovação.  A ideia do grupo que produziu o sistema é dar mais subsídios para o pai ou professor poder avaliar a condição de uma escola.

“O Ideb é uma referência importante, mas insuficiente para ser usado para medir a qualidade da educação da forma como se tem feito hoje. Nosso objetivo era tornar acessíveis informações que permitam as avaliar a escola por outros aspectos relevantes”, explica Fernanda Campagnucci. Ela faz parte da equipe que desenvolveu o projeto junto com Vítor Baptista, Adriano Bonat, Luis Felipe Serrão e Pedro Guimarães

Ao consultar o sistema o usuário pode conferir, além do Ideb, informações sobre quatro dimensões. A primeira é a a infraestrutura: se a escola tem ou não biblioteca, sala de informática, quadra de esportes, acesso a água, luz e rede de esgoto. Também há dados sobre o funcionamento da escola – se a unidade tem merenda de qualidade e livro didático para todos, por exemplo, sobre a participação da comunidade nas decisões que são tomadas pela direção e sobre a formação da equipe de professores. Ainda é possível comparar a situação da unidade com a de outras escolas do município, estado ou com a média nacional. 

Todas os dados foram retirados do questionário socioeconômico da Prova Brasil, uma série de perguntas que professores, diretores e alunos respondem quando é aplicada a avaliação do Inep.

“Há muito dado coletado nos questionários da Prova Brasil, mas pouco se usa deles para avaliar a escola. O Escola Que Queremos amplia essa noção de qualidade ao mostrar outros elementos para além do Ideb. Isso qualifica a demanda por direito humano à educação, ou seja, as pessoas podem passar a reivindicar demandas concretas por qualidade ao ter consciência sobre o que significa qualidade da educação”, diz Fernanda.

O projeto também tem como objetivo estimular a mobilização social. Após consultar os dados de uma escola, o usuário pode clicar no botão “Entre em ação!” que traz informações sobre como reivindicar melhorias junto ao governo municipal ou estadual. 

Assista um passo a passo sobre como acessar o sistema

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário