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Estudante em aula de artes

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Premiação incentiva escolas a alcançar metas

Criado em 28/04/13 18h30 e atualizado em 28/04/13 18h42
Por Akemi Nitahara Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Estudante na aula de artes na Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Clorinda Dante
Estudante em aula de artes (Marcos Santos/USP Imagens)

Rio de Janeiro - Além do sistema de metas baseado no resultado do Ideb, em que o objetivo de melhoria é calculado individualmente para cada escola da rede, a prefeitura do Rio de Janeiro instituiu em 2009 o Prêmio Anual de Desempenho – pago a todos os funcionários das escolas que alcançarem os objetivos de melhoria.

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De acordo com a secretária de Educação, Claudia Costin, diferente de outros países que premiam professores, a opção foi por reconhecer o trabalho de equipe. “Se tem uma área em que o trabalho de equipe é decisivo é a educação. Então nós decidimos fazer um prêmio em que toda a comunidade escolar é reconhecida.”

O prêmio corresponde a um salário extra para toda a equipe e é pago para todas as escolas que ultrapassam as próprias metas, com o desempenho comparado apenas ao da própria escola.  Este ano, 595 escolas da rede receberão o décimo quarto salário no início do segundo semestre, o que corresponde a 62% da rede.

A diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscilla Cruz, afirma que esse tipo iniciativa é muito válida. “É muito importante ter um incentivo para o trabalho coletivo da escola, o que também favorece a colaboração de todos os profissionais que trabalham na escola, você ter o trabalho coletivo valorizado.”

Uma das escolas premiadas é o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Pablo Neruda, na Taquara, zona oeste da cidade que superou, e muito, a meta de 2021 já em 2007: a média da escola estava em 5,3 em 2005, subiu para 5,7 em 2007, 7,2 em 2009 e alcançou 8,3 em 2011, nota bem acima do 6,0 que é considerada qualidade de país desenvolvido. Foi a segunda maior nota do município para o ensino fundamental um e a maior entre as Escolas do Amanhã.

A diretora da instituição, Maria Joselza Lins de Albuquerque, afirma que a premiação da prefeitura incentiva o trabalho de toda a equipe. “Todo ser humano é envolvido em trabalho e verba. Claro que a gente não vai dizer que o dinheiro não seja importante, claro que é. Ele [o professor] trabalha bem, ele chega lá no segundo lugar e ainda recebe uma verba de mais um salário e meio. É um prêmio.”

Além disso, a diretora conta que a escola recebeu mobiliário novo, mais computadores e as salas de aula vão ser climatizadas. Para ela, o diferencial da escola é o compromisso com a educação. “Vários professores passaram por aqui e alguns ficaram. Não é que os outros não tivessem compromisso, mas é um empenho maior. Para trabalhar no Ciep Pablo Neruda tem que ter um empenho com a educação, uma vontade de que a criança aprenda.”

O Ciep Pablo Neruda atende crianças a partir dos 2 anos de idade até o sexto ano experimental, com um professor dando todas as matérias, no lugar do modelo tradicional onde cada professor cuida de uma disciplina.

No Ciep Maestro Heitor Villa Lobos, em Santa Cruz, também na zona oeste, o trabalho foi se recuperar de uma queda em 2009, depois de ter alcançado a meta em 2007. De acordo com a diretora, Luzinete Costa dos Santos, a solução foi trabalhar muito e pedir ajuda.

Também participante do Escolas do Amanhã, a diretora buscou projetos como o Líder em Mim, dos Estados Unidos, e conversou com os professores e pais dos alunos, para identificar as necessidades de cada criança. A premiação também serviu de incentivo.

Para ela, o segredo da educação de qualidade é a integração na equipe e o entendimento de todo o contexto da criança. “Uma coisa que ajudou muito foi os pais compreenderem que a escola tinha uma missão: vencer as dificuldades da região. E que eles precisavam ajudar, e eles então passaram a não deixar a criança faltar aula.”

Estudos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ), apontam que os bons resultados no Ideb são alcançados com as práticas que envolvem toda a comunidade escolar, como a valorização e formação dos professores, projetos de educação em tempo integral e atenção individual do aluno.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

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