one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG

Imagem:

Compartilhar:

Comissão que apura trote na UFMG entrega relatório

Criado em 20/05/13 18h32 e atualizado em 20/05/13 18h40
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG
Estudantes fazem saudação nazista em trote na Faculdade de Direito da UFMG. (foto: Facebook / Reprodução)

A comissão de sindicância que apura responsabilidades no trote realizado na Faculdade de Direito da UFMG já concluiu seu relatório. O prazo final encerrava-se hoje (20). Segundo a assessoria de comunicação da universidade, o documento foi encaminhado para a Procuradoria Federal que terá entre 15 e 30 dias para emitir um parecer sobre a legalidade do processo.

Enquanto os procuradores federais que atuam na UFMG analisam o relatório final, seu conteúdo seguirá em sigilo. Caso não se constatem inconsistências jurídicas no processo, o documento será liberado para que a instituição avalie eventuais punições que tiverem sido sugeridas.

LEIA TAMBÉM:
- Comissão tem autonomia para investigar influência de organizações em trote

Caberá ao direitor da Faculdade de Direito da UFMG aplicar advertência, repreensão ou suspensão por até 8 dias. Se existir indicação de suspensão superior a 8 dias, a situação passará pela avaliação da Congregação da Faculdade, composta por representantes docentes e discentes e por funcionários. O Conselho Universitário, órgão máximo da UFMG, deverá dar a palavra final caso o relatório sugira a exclusão de algum estudante.

Trote

O trote aconteceu no dia 15 de março e gerou indignação na internet quando imagens consideradas racistas começaram a circular. Em uma delas, uma aluna recém-chegada na instituição aparece acorrentada e pintada de preto, carregando uma placa no pescoço com o nome carregava uma placa no pescoço com o nome "Chica da Silva". Outra fotografia mostrava estudantes em saudação nazista, ao lado de um calouro pintado com tinta preta.

- Veja também a série especial sobre neonazismo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário