one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


MEC quer acabar com Prova Brasil e passar a usar Enem na avaliação da educação básica

Imagem:

Compartilhar:

Enem 2013: provas serão em 26 e 27 de outubro; inscrições começam dia 13 de maio

Criado em 08/05/13 14h53 e atualizado em 09/05/13 08h54
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

Provas
Os detalhes sobre a edição do exame deste ano foram apresentados hoje (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já tem data marcada. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados hoje (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As inscrições começam dia 13 de maio e seguem até dia 27 de maio e serão feitas pela internet, pelo site do ENEM, que ainda não está no ar, mas ficará hospedado no portal do INEP.

No primeiro dia de provas, seráo os testes de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

O edital completo do Enem será publicado amanhã (9), no Diário Oficial da União. Assim como em anos anteriores, estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Para o restante do público, a taxa é de R$ 35. Para este ano, o MEC espera até 6,1 milhões de inscritos.

Leia também:

- Enem endurece critérios de correção da redação para 2013
- Entenda a diferença entre Enem/Sisu, Prouni e Fies
- Entenda a Lei de Cotas

Em 2012, 5, 7 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem e 4,1 milhões participaram da prova. Desde 2009, o exame passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

No ano passado, 101 instituições públicas de educação superior aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que unifica a oferta de vagas e seleciona os alunos por meio da nota do Enem.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário