one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


PNE deverá ser votado em setembro

Imagem:

Compartilhar:

Entenda a polêmica do Plano Nacional de Educação (PNE)

Criado em 16/05/13 15h28 e atualizado em 22/05/13 13h52
Por Amanda Cieglinski Fonte:Portal EBC

quase dois anos e meio, o Executivo enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE). O documento é um conjunto de 20 metas que determinam quais devem ser as políticas prioritárias na área em um prazo de dez anos. O plano anterior venceu em 2010, mas em função das polêmicas para aprovar o novo PNE, o projeto continua em tramitação no Senado.  O principal ponto de conflito é a meta que estabelece um percentual mínimo do Produto Interno Bruto (PIB) que deve ser investido na área.

O dado mais recente indica que o Brasil investe 5,3% do PIB em educação, considerando os recursos investidos nas redes e instituições públicas – o chamado investimento público direto, que não inclui na conta repasses ao setor privado (saiba mais na infografia abaixo). Na Câmara, o texto aprovado incluiu uma meta de investimento público direto de 10% do PIB, atendendo a uma forte mobilização social comandada por entidades do setor.

Já na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o relator José Pimentel (PT-CE) propôs uma nova meta de investimento: o patamar continua sendo de 10% do PIB, mas considera agora o investimento total, o que inclui recursos que não são aplicados diretamente na rede pública – como por exemplo bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Outra diferença entre o texto aprovado na Câmara foi a exclusão de uma meta intermediária – os deputados tinham determinado que nos cinco primeiros anos de vigência do PNE, o patamar de investimento deveria chegar a 7%.

Leia o relatório do PNE proposto pelo senador José Pimentel (PT-CE)

A mudança contou com o apoio do  Ministério da Educação (MEC), mas provocou reação das entidades da sociedade civil que pedem a manutenção do texto aprovado na Câmara. A votação do relatório do senador Pimentel foi suspensa após um pedido de vista. 

Histórico

O texto do PNE enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional previa uma meta de investimento em educação de 7% do PIB – abaixo do que era esperado pela entidades e movimentos do setor, que defendem a meta de 10% do PIB para a área. Ao longo da tramitação na Câmara, o projeto recebeu quase 3 mil emendas, a maioria pedindo o aumento da meta de investimento. Após muitas negociações com o governo, o relator Angelo Vanhoni fechou uma meta de 8% do PIB. Após 18 meses de tramitação, em junho de 2012, a Câmara aprovou o texto final com a meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). A mudança do texto se deu após forte mobilização de entidades da área que ocuparam o plenário, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Além do investimento em educação, o PNE inclui outras metas como o aumento de vagas em creches, a ampliação de escolas em tempo integral e a expansão das matrículas em cursos técnicos e de nível superior.

Confira a evolução do investimento público em educação

 

Evolução do investimento público direto em educação em relação ao PIB | Infographics
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário