one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aula de música em escola pública do Distrito Federal

Imagem:

Compartilhar:

Especialistas discutem como implementar aulas de música nas escolas

Criado em 23/05/13 16h17 e atualizado em 24/05/13 13h47
Por Isabela Vieira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Aula de música
Aula de música em escola pública do Distrito Federal (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil )

Rio de Janeiro - Apresentar aos alunos a diversidade musical brasileira e promover a cultura são desafios do ensino obrigatório de música nas escolas. Para discutir orientações para a aplicação da Lei 11.769, que instituiu a determinação, especialistas no tema se reúnem na capital fluminense entre hoje (23) e amanhã (24). As discussões serão sintetizadas em uma minuta que deve ser transformada em livro.

A expectativa é que o encontro permita definir e sistematizar proposta para a implementação da norma, promulgada em 2008, mas que aguarda normatização do Conselho Nacional de Educação (CNE). De acordo com a representante do Ministério da Educação no evento, Jaqueline Moll, uma diretriz para prática deve ser liberada ainda este ano, orientando escolas e professores.

A Lei 11.769 de 2008, originalmente, dá prazo de três anos, contados a partir da promulgação, para que os sistemas de ensino fossem adaptados, período já vencido.

Os principais desafios para o ensino da modalidade passam pela formação e a contratação de professores, segundo o coordenador da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos organizadores do evento, Celso Ramalho. “Temos que pensar na ausência de músicos com cursos de licenciatura e na capacitação de mestres populares”, sugeriu.

Além disso, confirma que é necessário ter uma orientação  sobre a quantidade de aulas, conteúdo e interdisciplinaridade. “Cada localidade precisa arbitrar sobre isso [aplicação da lei], mas aqui faremos proposições, inclusive de se respeitar os saberes locais. Não posso querer ensinar a [Escola de Samba] Mangueira a fazer samba”, acrescentou Ramalho.

A ausência de uma orientação para que as aulas atendam à diversidade musical brasileira também preocupa, disse a diretora da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Juana Nunes, no evento. “É fundamental que o modelo seja de pluralidade”, argumentou. “Não queremos só orquestras, mas a cultura popular e de rua, queremos que reflita nossa riqueza”, disse a diretora.

Para incentivar as escolas a oferecer as aulas de música, o governo reviu as práticas de compra de instrumentos musicais e deve criar a chamada Universidade das Artes para treinar professores e orientar artistas populares para que possam se tornar instrutores. O MinC também lançou edital para financiar a parceria entre escolas e grupos culturais, de até R$ 22 mil mensais.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário