one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes fazem provas de biologia, física, química e matemática no segundo dia de vestibular da Universidade de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 938 mil estudantes já se inscreveram no Sisu

Criado em 12/06/13 08h23 e atualizado em 12/06/13 08h34
Por Portal EBC*

Estudantes fazem provas de biologia, física, química e matemática no segundo dia de vestibular da Universidade de Brasília
Os candidatos têm até a próxima sexta-feira para se registrar e concorrer a uma das 39.724 vagas disponíveis (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr )

Em dois dias de inscrições, chegou a 938.940 o número de estudantes se registratam no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para as vagas do segundo semestre de 2013, de acordo com balanço feito pelo Ministério da Educação às 18h45 desta terça-feira (11/6). No primeiro dia, 589 mil já haviam se inscrito. Os candidatos a uma vaga no ensino superior têm até a próxima sexta-feira (14/6) para se registrar no sistema. Nesta segunda edição de 2013, o estudante pode fazer até duas opções de curso e concorrer a 39.724 vagas, oferecidas por 54 instituições de ensino.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do sistema. Para participar, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu foi desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que aderiram ao programa, em substituição ao vestibular tradicional. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato. O Portal EBC desenvolveu um sistem de busca para que os candidatos possam consultar as vagas disponíveis, pesquisando por instituição, estado ou curso. Clique aqui para acessar.

Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas. Diariamente o sistema divulga as notas de corte de cada curso até aquele momento, a partir das notas dos candidatos já inscritos. Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas caso avalie que tem mais chance de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado definitivo da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (17/6). Os convocados farão a matrícula nos dias 21, 24 e 25 de junho. O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Os selecionados com base na segunda opção ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e aguardar a segunda chamada, em 1º de julho. Nesse caso, os convocados farão a matrícula no período de 5 a 9 do mesmo mês.

Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera, entre 1º e 12 de julho. A convocação seguinte, de acordo com o cronograma, ocorrerá em 17 de julho.

Confira um passo a passo da inscrição no Sisu

*Com informações do Ministério da Educação

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário