one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os alunos exigem a intervenção do MEC para que o problema da universidade seja solucionado.

Imagem:

Compartilhar:

Revalida registra quase o dobro de inscritos do ano passado

Criado em 30/07/13 20h05 e atualizado em 30/07/13 22h03
Por Mariana Tokarnia Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013 tem 1,6 mil inscritos, segundo o último balanço do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. O número divulgado hoje (30) corresponde aos inscritos até as 18h de ontem (29). As inscrições somam quase o dobro das do ano passado: 884. O prazo termina às 23h59 desta terça-feira.

SAIBA MAIS:
- O que é o Revalida?
- Brasileiros que concluíram cadastro do Programa Mais Médicos são 21% dos inscritos
- Entenda a polêmica do Programa Mais Médicos

A confirmação da inscrição é feita após o pagamento da taxa de R$ 100 para a primeira fase. Caso aprovado, o candidato deve pagar mais uma taxa de R$ 300 para participar da segunda fase do exame.

O Revalida foi criado em 2011 e é aplicado uma vez por ano, em duas etapas. Da primeira, consta uma avaliação escrita – composta por uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva. Na segunda etapa, avaliam-se as habilidades clínicas em atividades práticas.

Entram na avaliação conteúdos e competências das cinco áreas de exercício profissional: cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica. Além disso, o exame estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.

O Revalida é conhecido pelo alto grau de dificuldade. No ano passado, o índice de aprovação variou entre 6,41% entre os estudantes bolivianos e 27,27% entre os venezuelanos. Os brasileiros com diploma obtido no exterior também são obrigados a fazer o Revalida para trabalhar no país – o índice de aprovação deles, no ano passado, 7,5%, foi inferior ao de 2011 (7,89%).

Este ano, estudantes brasileiros que cursam o sexto ano de medicina farão o exame como pré-teste. A prova será aplicada a uma parcela de alunos das instituições que aderiram ao processo de forma espontânea.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário