one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes do curso de Engenharia de Redes da UnB fazem recepção com cartaz que faz referência a estupro de calouros

Imagem:

Compartilhar:

UnB vai investigar denúncia de referência a estupro em recepção de calouros

Criado em 25/07/13 15h35 e atualizado em 25/07/13 16h40
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Estudantes Redes UnB Trote
Estudantes do curso de Engenharia de Redes da UnB fazem recepção com cartaz que faz referência a estupro de calouros (Foto: Facebook)

A Universidade de Brasília vai investigar a denúncia, feita pelas redes sociais na noite ontem (24/7), de que estudantes do curso de Engenharia de Redes estariam fazendo referência a estupro de calouros durante a divulgação do segundo vestibular da 2013. De acordo com a professora Sônia Marise Salles Carvalho, da Diretoria de Assuntos Comunitários (DAC), os estudantes foram identificados e convocados para uma reunião, que está marcada para as 17h desta quinta-feira.

A foto, postada por um estudante de Pedagogia no Facebook, mostra dois universitários segurando um cartaz que leva à interpretação de que calouras serão estupradas. O link já foi compartilhado por mais de 3,5 mil pessoas na rede social Facebook.

O Centro Acadêmico de Engenharia de Redes foi contactado pela diretoria e, segundo Sônia, esclareceu que a expressão "Caiu nas Redes é..." é usada em diversos cartazes dos estudantes do curso, mas que a referência ao estupro foi uma intervenção feita pelos acusados.

A diretora do DAC afirma que um dos alunos é menor de idade e que seus pais também participarão da reunião desta tarde, para que a partir de então sejam tomadas as providências necessárias. "A atitude (dos estudantes) não simboliza o que a Universidade tem proposto em resoluções e normas que primam pelo respeito e integridade das pessoas", ressalta Sônia Marise. As punições previstas no estatuto da Universidade vão desde uma advertência até a expulsão.

O estudante de Pedagogia Virgílio Soares, que fez a denúncia em seu perfil do Facebook, afirmou pela rede social ter conversado com os universitários que carregavam o cartaz. "(Os alunos) insistiram em manter a exibição do cartaz de forma orgulhosa, como é possível observar na foto, resolvi publicar nos mais diferentes grupos da rede social Facebook, com a finalidade de problematizar e fomentar o debate contra sobre o machismo e a violência contra a mulher", relatou.

Desde maio de 2012, a UnB tem uma resolução que define regras rígidas em relação aos trotes feitos no campus da Universidade. O texto, aprovado pelo Conselho Universitário da institutição, definem o chamado trote sujo, descrito como “qualquer forma de violência que submeta o calouro e outro membro da comunidade acadêmica a ações que lhe atinjam a integridade física ou psíquica, a tortura, o tratamento ou castigo cruel, desumano, degradante, constrangimento e situações de discriminação de qualquer natureza”. As punições para quem infringir as regras já estão previstas no estatuto da universidade e vão desde uma advertência até a expulsão. A íntegra da nova resolução está disponível na página da UnB na internet.

Leia também:
UFRJ quer inibir a ocorrência de trotes considerados “humilhantes”

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário