one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Olimpíada do Conhecimento vai reunir estudantes de cursos técnicos profissionalizantes

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 92 mil candidatos se inscrevem no Sisutec

Criado em 06/08/13 20h12 e atualizado em 06/08/13 20h33
Por Mariana Tokarnia Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) teve 92.605 candidatos inscritos até as 19h de hoje (6), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Como cada um pode fazer duas opções de curso, o sistema recebeu, ao todo, 177.189 inscrições. Os interessados tem até o dia 12 para se candidatar pela internet.

Leia também:

Entenda o que é o Sisutec

Esses candidatos serão selecionados para 239.792 vagas de cursos técnicos. São 117 cursos com duração de um a dois anos. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas.

Fazem parte do Sisutec 586 instituições, entre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S.

Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil). São Paulo (76 mil) é a unidade federativa onde há a maior oferta de vagas, seguido de Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), do Paraná (17 mil) e do Distrito Federal (8 mil). A oferta de vagas pode ser consultada também no site do sistema.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19 deste mês, com matrícula no dia seguinte.
 
A exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior, o processo seletivo do Sisutec será aberto duas vezes por ano.

 

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário