one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alunos competem na Olimpíada do Conhecimento

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Educação recebe mais de 240 mil inscrições para o Sisutec

Criado em 10/08/13 14h24 e atualizado em 10/08/13 14h35
Por Mariana Tokarnia Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Brasília - Técnico em segurança do trabalho é a formação mais procurada pelos candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Segundo balanço dessa sexta-feira (9) do Ministério da Educação, foram 57,5 mil inscrições para 13,4 mil vagas, o que equivale a uma concorrência de 4,3 candidatos por vaga. O curso é um dos 117 oferecidos pelo Sisutec. No total, são 239,8 mil vagas, todas gratuitas, distribuídas em 585 instituições pelo Brasil.

Saiba mais: 

Entenda o que é o Sisutec

Aplicativo prepara o estudante para as provas do Enem

Os técnicos em segurança do trabalho estão aptos a desenvolver atividades educativas na área de saúde e segurança do trabalho, a orientar o uso de equipamentos de proteção, a investigar e a analisar acidentes e recomendar medidas de segurança. Estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o salário inicial médio da profissão é R$ 2.080. Em dez anos de experiência, sobe para R$ 4.251. Os dados são referentes ao período de 2010 a 2012 e foram divulgados neste ano.

Em segundo lugar nas inscrições está o curso de técnico em informática, o que tem maior oferta de vagas pelo Sisutec (23,3 mil). O curso recebeu 44,2 mil inscrições, o que equivale a uma concorrência de 1,9 candidato por vaga. Em terceiro, está o curso de técnico em logística, com uma concorrência de 2,89 candidatos por vaga - são 41.218 inscrições para 14.263 vagas.

A maior concorrência é a do curso de técnico em processos fotográficos. São 189 inscrições para cinco vagas - 37,8 candidatos por vaga. O profissional elabora, produz, capta e trata imagens fotográficas utilizando a linguagem específica de cada área de atuação: fotografia social, fotojornalismo, arquitetura, natureza e paisagem, moda e publicidade. Ele pode atuar em estúdios e laboratórios digitais, jornais, revistas impressas e eletrônicas, agências, produtoras e bancos de imagem.

O sistema de seleção é mais uma iniciativa para incentivar o ensino técnico, com uma formação mais rápida que uma graduação, mais voltada para o mercado de trabalho. No Brasil, os cursos têm ganhado espaço e sido valorizados pelo mercado.

A prova é que 72% dos ex-alunos de cursos técnicos conseguem trabalho no primeiro ano após a formatura e têm renda média de 2,6 salários mínimos. Além disso, 73% estão ocupados em atividades relacionadas à área de formação. Quanto ao salário, trabalhadores com formação técnica ganham 24% a mais do que os que têm apenas o ensino básico. Os dados são do estudo feito pela CNI.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do Sisutec até segunda-feira (12). Segundo o MEC, até o fim da tarde dessa sexta-feira (9), o sistema tinha 243.391 candidatos inscritos.

Para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não ter zerado a redação. Aqueles que não fizeram o Enem e querem ingressar no ensino técnico têm a opção de participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na página do programa estão disponíveis os cursos e as modalidades de bolsa.

Edição: Valéria Aguiar

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário