one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes podem interagir por meio da rede social Almanaque da Rede, que estimula a leitura e a escrita

Imagem:

Compartilhar:

Rede social ajuda estudantes a desenvolverem a escrita

Criado em 05/08/13 12h39 e atualizado em 05/08/13 14h29
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Estudantes computador
Almanaque da Rede estimula a leitura e a escrita, e oferece ainda videoaulas de física, matemática e biologia para estudantes do ensino fundamental ao superior (Foto: Berkeley Lab/Creative Commons)

A redação é um dos vilões para os estudantes que se preparam para vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Escrever exige, além do conhecimento sobre tema proposto, o domínio da língua portuguesa e a organização dos pensamentos.

Reunir tudo isso em um texto que em geral é de até 30 linhas não é uma tarefa fácil para boa parte dos alunos. Pensando nisso, a escritora Sônia Rodrigues desenvolveu a plataforma de ensino Almanaque da Rede, uma rede social que estimula a leitura e oferece meios para que os alunos melhorem a escrita. Os estudantes interagem dentro do site em uma dinâmica nos moldes do Facebook, podendo escrever textos, além de interagir, lendo e comentando as redações escritas pelos amigos.

Leia também:
Saiba quais temas já foram propostos na redação do Enem

Acesse o banco de questões do Enem e se prepare para o exame


A estrutura do Almanaque na Rede é dividida em jogos, que trabalham diferentes habilidades nos estudantes:

- Jogo das Narrativas: exercita a criatividade e ajuda a contar uma história em todas as etapas, desde criar uma boa trama até desenvolver cenários e personagens;

- Jogo dos Diálogos: propõe uma história em quadrinhos em que o aluno decide os rumos da história. Com este jogo o estudante aprende a analisar problemas e desenvolver pontos de vista com os personagens;

- Jogo dos Desafios: ensina a desenvolver a escrita em tipos diferentes de textos como dissertação, narração, mensagem e descrição;

- Jogo das Resenhas: o estudante é convidado a aliar a escrita à cultura, com a possibilidade de ganhar prêmios no processo pelos textos escritos;

Há, ainda, o espaço "Sei mais", que oferece conteúdos específicos de Português, Biologia, Física e Matemática. Para cada uma destas atividades - ler, comentar, escrever redações ou assistir às videoaulas - os estudantes ganham pontos. "Tudo que ele (o estudante) faz no ambiente é recompensado, como uma forma de estímulo para que eles continuem a participar e se desenvolver", explica Sônia.

O projeto, iniciado em 2009, já teve a participação de 15 mil jovens e oferece conteúdos desde o ensino fundamental até o superior. Atualmente, o almanaque da Rede trabalha em parceria com as Bibliotecas-Parque da Rocinha e Manguinhos ou da Biblioteca Pública de Niterói, no Rio de Janeiro. A evolução dos estudantes é acompanhada de perto e os resultados, segundo Sônia Rodrigues, são sempre positivos. "A avaliação externa que mostra que conseguimos eliminar, em quatro meses, o analfabetismo funcional dos alunos de ensino médio", comemora.

Os vídeos do "Sei mais física", com aulas de física e matemática, também podem ser encontrados no Youtube. O canal do projeto tem 235 videoaulas, e já foi visualizado mais de 4,5 milhões de vezes. Em breve, o Portal EBC também vai publicar alguns desses vídeos para os estudantes que se preparam para o Enem.

O site tem, ainda, um espaço para que professores deem sugestões de atividades e interajam com os alunos. Escolas interessadas em fazer capacitações com os professores também podem procurar o Almanaque da Rede, que oferece oficinas presenciais ou online para grupos de educadores.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário