one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo - Centrais sindicais e professores da rede estadual e municipal de ensino realizaram hoje (30) passeata pelas ruas da capital no Dia Nacional de Lutas

Imagem:

Compartilhar:

Mercadante defende diálogo com professores para reduzir faltas ao trabalho

Criado em 10/09/13 16h58 e atualizado em 10/09/13 17h19
Por Yara Aquino Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Aloizio Mercadante durante o congresso Educação: Agenda de Todos, Prioridade Nacional
Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante o congresso Educação: Agenda de Todos, Prioridade Nacional, promovido pelo movimento Todos Pela Educação, hoje (10). (Elza Fiúza/ABr)

Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (10) que é preciso haver um amplo diálogo com os professores para reduzir o número de faltas deles ao trabalho e evitar períodos de greve muito longos, que prejudicam os estudantes. Mercadante defendeu o direito à greve, mas observou que é preciso estabelecer um “diálogo aberto” e um “esforço coletivo” para tratar do tema.

Leia também:

Sindicato recorre contra liminar que ordena suspensão da greve de profissionais de educação

Governo vai pagar R$ 150 para incentivar carreira em ciências exatas e biologia

“Os períodos de greve estão ficando longos demais para o prejuízo que trazem à escola. Muitas vezes, as manifestações precisam encontrar caminhos mais criativos. O direito de greve é um direito fundamental, e lutamos por isso, mas temos tido greves muito prolongadas em que os danos são irreparáveis e as crianças não têm como se defender”, disse o ministro.

Professores em greve
Professores em greve fazem manifestação no Rio de Janeiro (23/08). (Tânia Rêgo/ABr)

Mercadante considera alto o número de faltas dos docentes da educação pública.“Precisamos fazer uma campanha, ter um diálogo com os professores para diminuir as faltas." Para ele, não é possível aceitar os indicadores de faltas registrados hoje no país. "É verdade que as condições não são as melhores, que os salários não são adequados, que é preciso melhorar a segurança na escola, [melhorar] a carreira", reconheceu o ministro.

"No entanto, o que a criança perdeu naquele dia de aula ela nunca mais repõe”, afirmou. Segundo Mercadante, mesmo que a aula perdida seja reposta posteriormente, o estudante sofre uma perda irreparável no processo de construção do conhecimento.

Mercadante participou hoje, em Brasília, do 2° Congresso Todos pela Educação: Agenda de Todos, Prioridade Nacional. O evento é realizado pela organização não governamental Todos pela Educação.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário