one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - O clima entre estudantes na primeira etapa da prova do Enem foi de muita expectativa

Imagem:

Compartilhar:

Enem tem questões sobre Palestina e reforma agrária

Criado em 26/10/13 17h24 e atualizado em 26/10/13 18h38
Por Portal EBC

No primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, os candidatos tiveram que responder questões sobre reforma agrária, Palestina, protestos na Europa, disputa de terras indígenas, África e a ampliação de direitos civis de homossexuais nos Estados Unidos. Neste sábado, foram 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza.

Leia também:

Enem: 21 candidatos são eliminados por publicações

Atrasados lamentam perda da prova do Enem

Uma das questões, por exemplo, trazia um trecho de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, para perguntar sobre a vegetação típica da caatinga. Outra trazia um gráfico para tratar da questão da redução da taxa de fecundidade no país. Apareceu ainda a Guerra Civil Espanhola, Maquiavel e a comunicação por meio das redes sociais. Um dos temas muito esperados para prova de ciências humanas - os protestos de junho no Brasil - não foi utilizado.

Confira galeria com imagens do primeiro dia de prova

Na prova de ciência humanas, um mapa relacionava a questão da disputa de terras indígenas e a distribuição da população no território. Outra questão trouxe texto sobre a ampliação dos diretos civis gays nos Estados Unidos. Também apareceu um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento do Brasil e a destruição das culturas da América Central com a chegada dos colonizadores. Em mais de uma questão foram abordados temas da cultura e da história do continente africano. 

Amanhã (27) é dia das provas de linguagens e matemática, além da redação. O exame tem início às 13h (horário de Brasília) e termina às 18h30.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário