one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças assistem à aula no Centro de Educação Infantil de Águas Claras, no Distrito Federal.

Imagem:

Compartilhar:

Ensino de artes pode se tornar obrigatório na educação básica

Criado em 05/11/13 12h14 e atualizado em 05/11/13 12h27
Por Rádio Câmara

Crianças em aula em escola infantil
Projeto altera as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, que atualmente inclui apenas o ensino da música entre as disciplinas obrigatórias (Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo ABr)

As artes visuais, a dança, a música e o teatro poderão fazer parte do currículo obrigatório da educação básica no Brasil. Proposta (PL7032/10) que determina a inclusão dessas disciplinas nos currículos escolares está sendo analisada na Câmara. O projeto altera as Leis de Diretrizes e Bases da Educação que atualmente inclui somente o ensino da música entre as disciplinas obrigatórias nas escolas.

Leia mais notícias de Educação no Portal EBC

A proposta, que veio do Senado, foi aprovada na Comissão de Educação. O relator na comissão, deputado Raul Henry, do PMDB de Pernambuco, explicou que a LDB já previa o ensino das artes nos currículos da educação básica, mas não especificava quais eram as "artes":

"De fato ele regulamenta uma situação que não estava regulamentada. A compreensão das artes agora esclarecida do que se trata a ideia de artes que são essas linguagens que são inclusive as linguagens em que há cursos de formação em licenciatura nas universidades do Brasil e essa era uma grande damanda das universidades dos cursos de dança, teatro e artes visuais."

Para o professor de música, Luciano Mendes, o ensino de artes vai facilitar a assimilação das outras matérias, além de manter vivo o lado criativo dos alunos. Ele acredita que a inclusão dessas matérias não vai tornar o currículo mais pesado:

"O estudo da música na escola e de artes ele não precisa ter o mesmo peso das outras matérias. Eu acho que é possível trabalhar o conteúdo de artes de uma maneira que não seja pesada para o aluno."

A proposta determina um prazo de cinco anos para que as escolas se adaptem para dar aulas de artes na educação básica. O projeto ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário