one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Faltam 100 dias para as provas do Enem

Imagem:

Compartilhar:

Enem 2013 termina hoje para pessoas com privação de liberdade

Criado em 04/12/13 15h00 e atualizado em 04/12/13 15h35
Por Yara Aquino Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Brasília – Obter a certificação do ensino médio é o objetivo de 77% das pessoas privadas de liberdade que fazem hoje (4) as provas de linguagens, códigos, matemática e  de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. Esse é caso do detento F.S.A., de 35 anos, que faz a prova no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A certificação, segundo ele, é apenas o primeiro passo para no futuro buscar um curso superior.

“Com  o certificado de segundo grau na mão posso lutar por uma vaga em uma faculdade. O Enem hoje em dia é a porta de entrada para uma faculdade e não posso perder a oportunidade”, conta ele que abandonou a escola no 2° ano do ensino fundamental, retomou os estudos no presídio e este ano  pretende concluir o ensino médio.

A preparação para a prova do Enem vai além das aulas regulares no presídio. F.S.A. conta que alguns detentos formaram grupos de estudos nas celas e aproveitam também os horários de banho de sol e de visitas para estudar. “Tem sempre alunos com os mesmos interesses e ai nos juntamos. Às vezes um é bom em matemática, outro em português ai, um ensina o outro e facilita um pouco”, relata.

A intenção de F.S.A. é cursar o ensino superior quando passar para o regime semiaberto o que, segundo ele, deve ocorrer em pouco menos de dois anos. Cursos ligados à área de informática e o curso de sociologia são os preferidos.

Os detentos podem cursar o ensino superior de forma presencial quando cumprem pena em regime semiaberto ou de forma indireta, quando, mediante a autorização de um juiz, o interno tem acesso às gravações das aulas.

Na Papuda, 251 presos fazem a prova do Enem. Professores, policiais e familiares fazem a divulgação do exame aos detentos. O exame é aplicado também em unidade onde jovens cumprem medidas socioeducativas. Em todo o país foram 30.341 pessoas privadas de liberdade inscritas. Nesta edição do Enem, o número total de inscritos privados de liberdade aumentou 28,2% em relação ao ano passado.

Edição: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário