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Procura por emprego: caprichar no Currículo é bom começo

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Aprenda a fazer um bom currículo

Criado em 15/01/14 15h14 e atualizado em 15/01/14 15h25
Por Portal EBC*

Caprichar no currículo é o primeiro passo para conseguir um emprego
Na procura por emprego, capichar no currículo é um bom começo (Foto: The italian voice/ Creative Commons)

Para muitas pessoas, o começo de ano significa procurar um emprego ou mudar de ocupação. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em novembro de 2013, mais de 1,1 milhão de pessoas no Brasil estão desempregados. Diante de tanta concorrência, um currículo adequado faz toda a diferença e pode ajudar a se destacar nas oportunidades.

Desde a clareza das informações à formatação do documento, todos os detalhes são observados pelas empresas que estão procurando novos funcionários. “O currículo é o primeiro contato com o selecionador. Sendo assim, ele poderá abrir ou fechar portas”, conta Angélica Nogueira, gerente de Recursos Humanos da empresa Catho. “Currículos mal feitos são vistos de forma negativa pelo selecionador e podem até mesmo ser descartados” acrescenta.

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Um bom currículo não precisa ser muito extenso para que impressione. Uma ou duas páginas são mais que suficientes para se candidatar a uma vaga de emprego. É preciso listar apenas as informações mais importantes da sua trajetória profissional e que correspondam à vaga pretendida. Clareza e objetividade são indispensáveis na hora de elaboração.

Para quem nunca trabalhou, o tópico “experiências” deve ser excluído. A primeira coisa a fazer é definir a área em que se tenha interesse de atuar. Depois, no campo “Objetivo”, deve-se colocar apenas a área de interesse, por exemplo: Área Administrativa ou Área de Marketing. A dica é criar um item “Resumo de Qualificações”, em que se deve citar em tópicos os conhecimentos acadêmicos e atividades práticas que se tenha realizado e que estejam relacionadas àquela área.

Não é interessante especificar o cargo, uma vez que o candidato que nunca trabalhou não possui uma atuação profissional definida. “Assim, a dica é mostrar interesse na vaga e na empresa. Procure mostrar ao selecionador que você tem foco na carreira e está cheio de vontade de trabalhar e crescer profissionalmente.” explica Angélica.

E nada de ficar inventando. Se não há experiências, destaque os estudos. Aposte na boa apresentação do currículo e seja honesto. “Não adianta ficar ‘enchendo linguiça’. Síntese é o principal” revela Andréia Azevedo, sócia-diretora da Agência Sisters; “O importante é chamar a atenção de quem selecionará candidatos, para que você seja chamado para uma entrevista.” afirma.

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Fotos não são necessárias em currículos, a menos que seja solicitado pela empresa ou que seja uma função em que a aparência conte. “Neste caso é essencial a escolha de uma foto de boa resolução (de preferência 3x4), com fundo neutro e passando uma imagem profissional” ensina Angélica. “Lembre-se que a foto deve reforçar a boa imagem passada pelo seu currículo”, esclarece.

Depois de listar todas as suas experiências e informações, não esqueça de dar uma atenção especial à formatação e especialmente à linguística. Não deve haver erros de português ou de concordância. “Não basta ter um currículo com um excelente conteúdo: é essencial formatar corretamente” diz Andreia.  “Uma formatação bem feita atrai mais a atenção; dá uma aparência mais leve e agradável. Cria-se um diferencial entre os recrutadores” avisa.

O que deve ter em um currículo?

•             Dados pessoais (Nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail);

•             Um objetivo conciso (neste caso, pode colocar o cargo desejado ou apenas a área, por exemplo: Objetivo: Área Administrativa);

•             Formação Acadêmica;

•             Experiência profissional;

•             Nível de conhecimento em Idiomas (caso possua);

•             Cursos Realizados;

•             Conhecimentos específicos em Informática.
 

O que não deve ter em um currículo?

•             Erros de português

•             Formatação inadequada;

•             Letras ou papéis coloridos

•             Número de documentos;

•             Uso da primeira pessoa;

•             Nomes de pai, mãe, irmãos… ou de qualquer pessoa, além do seu.

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* Colaborou Thalyne Carneiro 

Creative Commons - CC BY 3.0

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