one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lista de classificação parcial será divulgada diariamente no Sisu

Imagem:

Compartilhar:

Passo a passo: como fazer a inscrição no Sisu

Criado em 06/01/14 12h50 e atualizado em 06/01/14 13h14
Por Portal EBC

Começaram nesta segunda-feira (6) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), destinado a estudantes que querem conquistar uma vaga de ensino superior em instituições públicas. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, até apróxma sexta-feira (10/1), e podem participar da seleção candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tiveram nota zero na redação.

Confira a lista das instituições que fazem parte do Sisu 2014/1

O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem não tiver os dois números pode recuperá-los no site do exame. Não é preciso ter as notas anotadas no momento da inscrição porque o Sisu as recupera automaticamente. Logo após o login, o sistema apresenta a tela para escolha das duas opções de curso. Você deve fazer uma inscrição por vez.

Ao iniciar a inscrição da primeira opção, é possível localizar o seu curso buscando pelo nome, pela instituição ou até mesmo pelo município.

O sistema oferece uma busca em que é possível selecionar os cursos por área, graus e turnos, além de oferecer para consulta a lista completa de instituições e seus cursos:

Ao clicar no curso desejado, o estudante candidato é apresentado à quantidade de vagas disponível, seja na ampla concorrência ou no sistema de reservas e cotas, a depender de cada instituição. O sistema calcula a nota do estudante de acordo com os pesos e o estudante já pode saber qual sua pontuação caso queira se candidatar àquele curso.

Ao escolher o curso, o estudante verá uma nova tela, onde deverá escolher a modalidade de vagas na qual se inscreverá:

Depois do curso escolhido, uma tela de confirmação é mostrada ao candidato, com as informações sobre o curso, universidade e modalidade que foram selecionados. Logo abaixo, o estudante tem acesso às informações sobre a documentação que será necessária para a matrícula na instituição, caso ele fique posicionado entre as vagas disponíveis. As matrículas para os aprovados em primeira chamada do Sisu serão realizadas de 17 a 21 de janeiro.

Após confirmar a inscrição, o sistema mostra uma tela de agradecimento. Pronto! Você está inscrito para a primeira opção. Para se candidatar a uma segunda opção de curso, basta seguir o mesmo procedimento, clicando na área específica para tal.

Os resultados parciais do Sisu serão apresentados diariamente, ao longo desta semana. A previsão, de acordo com o MEC, é que a primeira divulgação ocorra às 2h desta terça-feira (07/01). Os estudantes podem mudar suas opções de curso até o final do período de inscrições, às 23h59 do dia 10 de janeiro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário