one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mapa colaborativo mostra condições de cidades no interior de São Paulo com informações enviadas por alunos das escolas envolvidas

Imagem:

Compartilhar:

Campus Party 2014: Projeto estimula uso do celular na escola

Criado em 29/01/14 07h46 e atualizado em 04/02/14 10h55
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Escola com celular - reprodução site
Mapa colaborativo mostra condições de cidades no interior de São Paulo com informações enviadas por alunos das escolas envolvidas (Imagem: Reprodução/Site escolacomcelular.org.br)

É comum pelas escolas do país que os estudantes sejam proibidos de utilizar o celular em sala de aula. Mas nos municípios de Caraguatatuba e São Vicente, em São Paulo, os professores seguiram o caminho contrário: no projeto Celular na Escola, os telefones e as redes sociais são utilizados como apoio às atividades escolares.

A iniciativa é da Fundação Vanzollini e teve o apoio das secretarias de Educação dos municípios para implantação em 15 escolas de São Vicente e 10 escolas de Caraguatatuba. Em ambas as cidades, somam-se quase 3 mil alunos e mais de 300 professores envolvidos nas ações, que com foco na sustentabilidade e nas questões ambientais, visam estimular a conscientização e integração dos estudantes à sua realidade social.

"São assuntos interessantes que interferem diretamente nas condições ambientais e, por tabela, na saúde e na qualidade de vida das pessoas envolvidas", afirma a professora Ghisleine Trigo Silveira. Ela apresentou o projeto nesta terça-feira (28/1), em um dos painéis da Campus Party Brasil, em São Paulo.

Assista ao vídeo em que Ghisleine fala sobre a implantação do projeto nas escolas:

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Como funciona
Os professores envolvidos no programa recebem, ao longo do projeto, acesso a um curso online com sugestões de atividades para os alunos. Os celulares são utilizados para registro, comunicação e debate das descobertas dos alunos em pesquisas de campo, e os aprendizados são transformados em conteúdos, publicados em uma rede social exclusiva. O resultado esperado é um mapa colaborativo com informações sobre o município.

Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser encontrados no site do projeto

Confira aqui a cobertura completa da EBC na Campus Party 2014

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário