one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Menino lê obra de Darcy Ribeiro

Imagem:

Compartilhar:

Biblioteca Parque Estadual do Rio vai atender a 1,5 milhão de pessoas por ano

Criado em 28/03/14 05h35 e atualizado em 28/03/14 09h02
Por Alana Gandra Fonte:Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Cultura reabre amanhã (29), após quatro anos em reforma, a Biblioteca Parque Estadual (BPE), cuja criação inicial se deve ao imperador dom Pedro II, em 1873, como Biblioteca do Rio de Janeiro. Localizada no centro da capital fluminense, a unidade  terá capacidade para abrigar um acervo de mais de 200 mil livros em seus 15 mil metros quadrados. A previsão é que ela atenderá a um público estimado em 1,5 milhão de pessoas por ano.

Leia também no Portal EBC: 

Tribunal de Contas rejeita contas da USP por salários acima do teto

USP Leste informa locais que receberão atividades da instituição

O prédio principal terá um auditório com capacidade para 90 pessoas, batizado com o nome do antropólogo Darcy Ribeiro que, na década de 80, quando ocupava o cargo de secretário de Cultura, decidiu modernizar a instituição, que havia passado por diversos endereços e sofrido um incêndio. Darcy Ribeiro construiu o atual prédio, a partir de um concurso de arquitetura presidido por Oscar Niemeyer. O edifício  foi agora modernizado e ampliado, totalizando investimentos no valor de R$ 71 milhões.

A superintendente de Leitura e Conhecimento da secretaria, Vera Saboya, disse que essa é a biblioteca mais importante do estado, “porque é a cabeça da rede de bibliotecas parque, que são voltadas a um determinado território”. Lembrou que Darcy Ribeiro, já naquela época, tinha uma concepção moderna de biblioteca e sonhava com a integração daquele espaço com a natureza. A ideia do então secretário de Cultura era que a biblioteca fosse um espaço não só para pesquisa e para os estudantes, mas para a criação e produção cultural. “Hoje, a gente tem meios muito eficientes para isso”, acrescentou a superintendente.

Vera destacou o papel da BPE na formação dos cidadãos do Rio. Por meio dessa unidade, o governo fluminense poderá  oferecer à população cursos e laboratórios de desenvolvimento não só na parte editorial e da escrita, mas também em todo tipo de arte digital em cinema, fotografia e música. “Ela serve também para atender e formar, por exemplo,  mediadores de leitura e mediadores culturais que trabalham no interior do estado. A biblioteca tem um papel de fato estadual, porque embora esteja na capital, ela fortalece a rede inteira do estado”.

A BPE terá um teatro com 140 lugares, que recebeu o nome do autor e diretor teatral Alcione Araújo, além de uma biblioteca infantil, salas multiuso para laboratórios, estúdios de som, cafeteria e restaurante, e um bicicletário com 40 vagas. O espaço é sofisticado do ponto de vista tecnológico. “Tem um wi-fi de 100 megas, 200 computadores para os frequentadores usarem, inclusive com internet livre, embora com alguns filtros”. Vera Saboya informou que a ideia é que os estúdios de gravação possam abrigar programas de  incubadoras de jovens músicos do estado. para que possam se desenvolver. Já os laboratórios têm como missão criar vários núcleos editoriais pela capital e o interior.

A unidade tem dois eixos programáticos: educativo e cultural. Mas ambos têm uma transversalidade com a sustentabilidade, cujo programa foi estabelecido pelo Instituto de Estudos do Trabalho da Sociedade (Iets), que visa a tornar a BPE centro de referência também na área da educação ambiental. Além de ecotelhados, que resfriam o prédio, a BPE tem células fotovoltaicas que permitirão a economia de energia, a reutilização da água pluvial para caixas de descarga, o uso de madeira certificada e a criação das fórmicas do mobiliário com garrafas Pet.

A Secretaria Estadual de Cultura quer que a BPE seja a primeira unidade na América Latina a alcançar a Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Gold (Ouro). Essa certificação é dada para edificações cujo projeto garante elevado desempenho dos sistemas prediais e  internos  em termos de ambiente saudável, locais de trabalho produtivos, baixo custo de manutenção e operação e redução dos impactos ambientais, informou a assessoria de imprensa do órgão.

A BPE  será administrada pela Organização Social Instituto de Desenvolvimento e Gestão e passará  a ser a matriz da rede de bibliotecas que o governo fluminense está implantando no estado. Até agora, a rede inclui as bibliotecas parque de Manguinhos, de Niterói e da Rocinha. Ainda este ano, a meta é inaugurar uma unidade no Complexo do Alemão.  Fazem parte ainda da programação de novas bibliotecas parque a unidade da Mangueira, já em construção, e as de São Gonçalo e Lins de Vasconcelos.

A Secretaria de Cultura pretende ainda implementar mais duas bibliotecas parque na região metropolitana e uma em cada região do estado. Outras unidades estão em estudo nos municípios de Paracambi, Teresópolis e  Paraty e  na  Cidade de Deus, na zona oeste da capital.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário