one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sisutec abre inscrições a partir de 17 de março

Imagem:

Compartilhar:

Entenda como funciona o Sisutec

Criado em 18/03/14 15h10 e atualizado em 26/03/14 09h14
Por Portal EBC

Sisutec abre inscrições a partir de 17 de março
Sisutec abre inscrições de 17  a 21 de março (Foto: Rafael Barreto/Governo do RJ )

Desde 2013, os estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem, além de concorrer a vagas nas instituições de ensino superior cadastradas, tentar ingressar em cursos profissionalizantes em instituições de educação profissional e tecnológica. Tudo isso por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), em que instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos.

O período de inscrições para 2014 começou na segunda-feira (17). Em sua segunda edição, o programa oferece 291.338 vagas, um aumento de 21% em relação ao ano passado, quando foi lançado. Este ano, 937 instituições aderiram ao programa, enquanto em 2013 foram 536. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet pelo site www.sisutec.mec.gov.br. Não são cobradas taxas.

Cada candidato pode fazer até duas inscrições. Até o fim da tarde de segunda (17) o MEC registrou 248.505 pedidos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), até agora, os cursos mais procurados são od de técnico em segurança do trabalho; de técnico em logística e de técnico em enfermagem, respectivamente.

Leia também no Portal EBC:

Primeiro dia de Sisutec tem mais de 248 mil inscrições

Dilma destaca importância do Sisutec para desenvolvimento do país

Quem pode se inscrever?

O prazo para inscrição vai até 21 de março.  Os cursos são oferecidos gratuitamente. Para se inscrever, o candidato precisa ter o ensino médio completo, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013, pois o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não serão aceitos. 

 

Ouça aúdio da Radioagência Nacional sobre o Sisutec: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Passo a passo para a inscrição

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Ele também deve definir se deseja concorrer às vagas para quem tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou às vagas reservadas para negros, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou escola privada com bolsa integral.

No período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. No fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Caso a nota do candidato possibilite a classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente na primeira opção.

Resultados do Sisutec

Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para fazer a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga. Durante as duas chamadas, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência disputa  apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2013.

A primeira chamada será divulgada no dia 25 de março. As aulas começam entre 14 de abril e 12 de maio. Quem não fez o Enem poderá concorrer a vagas remanescentes.

* Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Educação 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário