one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


2ª Bienal do Livro e da Leitura de Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Bienal de Brasília sedia encontro internacional sobre bibliotecas públicas

Criado em 15/04/14 16h59 e atualizado em 15/04/14 17h21
Por Alex Rodrigues Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

De hoje (15) a quinta-feira (17) Brasília sedia o Encontro Internacional de Bibliotecas Públicas, Escolares, Comunitárias e de Agentes de Leitura. Organizado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o evento faz parte da programação da 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que acontece até o próximo dia 21, na Esplanada dos Ministérios, e conta com a participação de mais de 120 escritores e intelectuais brasileiros e estrangeiros convidados para palestras e seminários gratuitos.

Leia mais notícias sobre a Bienal do Livro

Segundo o diretor do Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal, Wander Filho, o encontro internacional visa a reunir estudantes de biblioteconomia e de ciências da informação, coordenadores de bibliotecas públicas, agentes de leitura, contadores de história e todos os interessados em trocar experiências e em debater políticas públicas de estímulo à leitura e ao fortalecimento das bibliotecas públicas.

“Nosso principal objetivo é conseguirmos multiplicar a noção de que bibliotecas públicas são um polo dinamizador da cidadania e uma ferramenta de desenvolvimento humano das comunidades em que funcionam”, disse Wander Filho à Agência Brasil.

Desde 1992, quando foi criado o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o Brasil vem progressivamente avançando no que diz respeito à disseminação de bibliotecas públicas. De acordo com a coordenadora do sistema, Elisa Machado, uma das palestrantes desta primeira manhã do encontro internacional, 97% dos municípios brasileiros contam, hoje, com pelo menos um equipamento público em funcionamento. O problema ainda é a forma como esses espaços se distribuem.

Das 6.062 bibliotecas públicas identificadas no último levantamento do SNBP, 1.933 estão na Região Sudeste e 1.272 na Região Sul. A Região Nordeste conta com 1.846 equipamentos públicos de leitura. Já as regiões Norte e Centro-Oeste contam, respectivamente, com 512 e 499 bibliotecas. Além disso, segundo a professora e ativista Cida Fernandez, do Centro de Desenvolvimento e Cidadania de Pernambuco, dos 383 municípios que não contavam com uma biblioteca até o fim do ano passado, 254 haviam recebido recursos públicos que deveriam ter sido destinados à instalação desses equipamentos e não o foram. Cobrados, 89 desses municípios estavam regularizando a situação até fevereiro passado.

Para Wander Filho, o Brasil pode comemorar os avanços no tocante à disseminação das bibliotecas públicas pelo país, mas ainda tem muito o que fazer para garantir a qualidade dos acervos e dos serviços oferecidos.

“As bibliotecas precisam ser espaços de fomento à cidadania, à cultura, ao lazer e à informação. Aumentar o acesso ao livro e à leitura foi um primeiro passo. Agora, precisamos qualificar esses espaços. É necessário que as bibliotecas públicas tenham suporte, tecnologia, acervos qualificados e diversificados e servidores aptos a trabalhar com as comunidades onde estão inseridas”, acrescentou o diretor, que defende a transformação do Plano Nacional do Livro e da Leitura, instituído em 2006, pelo Ministério da Cultura, em uma política nacional. “Está em vias de acontecer, e será positivo porque, assim, será possível definir orçamentos, ações a serem desenvolvidas e a avaliação da eficácia das iniciativas [de estímulo à leitura]”, acrescentou.

“As bibliotecas são um fator de desenvolvimento e de empoderamento das pessoas. Mas não basta criar uma biblioteca por decreto. É preciso garantir sua sustentabilidade”, concluiu Cida Fernandez.

A programação completa do encontro pode ser conferida no site do SNBP.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário